DISCIPULADO / Estudo Bíblico 11/14: O Fruto do Espírito Santo

o fruto do espírito santoO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Através do Fruto do Espírito Santo o caráter de Cristo é novamente formado no homem. O pecado afetou consideravelmente imagem de Deus em nós levando-nos a produzir as obras da carne. ([tooltip tip=” Efésios 2:2,3 – Versão ARA 2. nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”]Efésios 2:2,3[/tooltip]; [tooltip tip=” Gálatas 5:19-21 -Versão ARA 19. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20. idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21. invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”]Gálatas 5:19-21[/tooltip]) Entretanto através do novo nascimento, Cristo é novamente formado em nós e assim somos transformados constantemente de glória em glória, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. ([tooltip tip=” 17. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Corintios 3:17,18 -Versão ARA”]2 Co 3:1,18[/tooltip]) A manifestação do fruto do Espírito Santo diz respeito à nossa santificação. (separação do pecado e consagração a Deus) É através da manifestação do fruto do Espírito Santo que a maturidade espiritual torna-se perceptível. Qualquer novo convertido pode manifestar fruto do Espírito Santo se a sua conversão for realmente autêntica.

Na Bíblia, em João 15:1,2 Jesus se expressou assim: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Ele usou a metáfora da videira para comunicar a necessidade de um relacionamento vital entre ele e o crente a fim de que haja a produção do fruto Espírito Santo. Esta é a maneira que evidencia que somos discípulos de Cristo. ([tooltip tip=” 16. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Mateus 7:16 – Versão ARA”]Mt 7:16[/tooltip]; [tooltip tip=” 13. Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15. nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:13-16 – Versão ARA”]Mt 5:13-16[/tooltip]) É através do fruto do Espírito Santo que Deus é glorificado em nossa vida, e assim muitos são abençoadas através de nosso bom testemunho. ([tooltip tip=” 8. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15:8 -Versão ARA”]Jo 15:8[/tooltip]) A Bíblia declara que o fruto do Espírito Santo é o amor, o qual foi derramado por Deus em nossos corações ([tooltip tip=” 5. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5 -Versão ARA”]Rm 5:5[/tooltip]) Lendo em [tooltip tip=” 22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, Gálatas 5:22 -Versão ARA”]Gl 5:22[/tooltip] verificamos que o fruto do Espírito pode se apresentar de 9 formas distintas:

  1. Amor(gr. ágape) – É o amor divino para com a humanidade perdida. ([tooltip tip=” 16. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3;16 -Versão ARA”]Jo 3:16[/tooltip]) É um amor imutável, sacrificial, espontâneo e que nos leva a amar até os próprios inimigos. ([tooltip tip=” 46. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 48. Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:46-48 -Versão ARA”]Mt 5:46-48[/tooltip])

  2. Alegria (gozo)– é o amor exultante. É uma alegria constante na vida do crente, decorrente de seu bem-estar com Deus. Este amo se manifesta inclusive nas tribulações. ([tooltip tip=” 4. Mui grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação. 2 Corintios 7:4 -Versão ARA”]2 Co 7:4[/tooltip]; [tooltip tip=” 52. Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52 -Versão ARA”]At 13:52[/tooltip])
  3. Paz– A paz é o amor em repouso. É uma tranqüilidade íntima e perfeita, independente das circunstâncias. Podemos desfrutar da paz em três sentidos: Paz com Deus ([tooltip tip=” 1. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1 -Versão ARA”]Rm 5:1[/tooltip]; [tooltip tip=” 15. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Colossenses 3:15 -Versão AR[tooltip tip=” 22. Para os perversos, todavia, não há paz, diz o SENHOR. Isaías 48:22 -Versão ARA “]Is 48:22[/tooltip]A “]Cl 3:15[/tooltip]); paz com o próximo ([tooltip tip=” 18. se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; Romanos 12:18 -Versão ARA”]Rm 12:18[/tooltip]; [tooltip tip=” 14. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14 -Versão ARA”]Hb 12:14[/tooltip]) e a paz interior. A paz que guarda nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus. ([tooltip tip=” 7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4:7 -Versão ARA”]Fp 4:7[/tooltip]) Os ímpios não tem paz! ([tooltip tip=” 22. Para os perversos, todavia, não há paz, diz o SENHOR. Isaías 48:22 -Versão ARA”]Is 48:22[/tooltip])
  4. Longanimidade (paciência)– É o amor que suporta a falta de cortesia e amabilidade por parte dos outros. ([tooltip tip=” 2. com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2 -Versão ARA”]Ef 4:2[/tooltip]; [tooltip tip=” 4. Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 2 Corintios 6:4 -Versão ARA”]2 Co 6:4[/tooltip]) É a paciência de forma contínua. Paulo reconheceu a paciência de Jesus Cristo para com ele. ([tooltip tip=” 16. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16 -Versão ARA “]1 Tm 1:16[/tooltip]) Em [tooltip tip=” 4. Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5. nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6. na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Corintios 6:4-6 -Versão ARA”]2 Co 6:4-6[/tooltip] Paulo fala da muita paciência.
  5. Benignidade –É uma forma de amor compassivo e misericordioso. É a virtude que nos dá condições de sermos gentis para com os outros, expressando ternura, compaixão e brandura. A benignidade de Deus na vida de Paulo impediu de o carcereiro de Filipos de suicidar-se. ([tooltip tip=” 24. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. 27. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 29. Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31. Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. 34. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus. Atos 16:24-34 -Versão ARA”]At 16:24-34[/tooltip])
  6. Bondade –É a prática do bem, o amor em ação. É ser uma bênção para os outros. ([tooltip tip=” 14. E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros. Romanos 15:14 -Versão ARA”]Rm 15:14[/tooltip]) e alcança o favor de Deus ([tooltip tip=” 2. O homem de bem alcança o favor do SENHOR, mas ao homem de perversos desígnios, ele o condena. Provérbios 12:2 -Versão ARA “]Pv 12:2[/tooltip]). É o amor generoso e caridoso. Se antes fazíamos o mal agora Cristo nos capacita para sermos bons para com todos.
  7. Fé –Não é apenas crer e confiar. É também ser fiel e honesto, pois Deus é fiel. ([tooltip tip=” 9. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Corintios 1:9 -Versão ARA”]1 Co 1:9[/tooltip]) Através desta virtude o crente se mantém fiel ao Senhor em quaisquer circunstâncias. Descobrimos se temos esta qualidade quando somos desafiados à infidelidade. É o amor em sua fidelidade a Deus. ([tooltip tip=” 6. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7. para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:6,7 – Versão ARA”]1 Pe 1:6,7[/tooltip])
  8. Mansidão –Virtude que nos torna pacíficos, com serenidade e brandura diante de situações irritantes, perturbadora e desagradáveis. Antes éramos agressivos e nos irritávamos com qualquer coisa que nos contrariava. Jesus falou para aprendermos a mansidão com ele. ([tooltip tip=” 29. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29 -Versão ARA”]Mt 11:29[/tooltip]). Ele se conservou manso diante de seu traidor. ([tooltip tip=” 21. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22. o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23. pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 1 Pedro 2:21-29 -Versão ARA”]1 Pe 2:21-29[/tooltip]), e curou a orelha do servo do sumo sacerdote que fazia parte dos que tinham ido prendê-lo. ([tooltip tip=” 51. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lucas 22:51 -Versão ARA”]Lc 22:51[/tooltip]) É o amor submisso a Deus.
  9. Temperança (Domínio próprio)– Deus respeita o nosso livre arbítrio e por isso não nos domina, mas nos guia na verdade. Além da orientação do Espírito Santo contamos com o domínio próprio que atua como um freio contra as paixões da carne as quais vão contra os propósitos de Deus para nossa vida. De vez em quando somos tentados, velhas paixões e coisas ilícitas podem bater à porta de nosso coração ([tooltip tip=” 13. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Corintios 10:13 -Versão ARA”]1Co 10:13[/tooltip] ; [tooltip tip=” 9. é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, 2 Pedro 2:9 -Versão ARA”]2 Pe 2:9[/tooltip]) mas através dessa virtude o crente avalia e reconhece que a vontade de Deus é mais importante e assim ele é vitorioso. ([tooltip tip=” 37. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38. e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 39. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á. Mateus 10:37-39 -Versão ARA”]Mt 10:37-39[/tooltip]). É o domínio próprio que nos aperfeiçoa em santidade, por isso precisamos cultivá-lo ([tooltip tip=” 12. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Corintios 6:12 -Versão ARA”]1 Co 6:12[/tooltip]; [tooltip tip=” 25. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 1 Corintios 9:25 -Versão ARA”]1 Co 9:25[/tooltip]) É o amor disciplinar de Deus. O domínio próprio envolve todas as áreas de nossa vida: os pensamentos, palavras e atos.

Conclusão: A Bíblia fala de diferentes níveis de frutificação: fruto ([tooltip tip=” 2. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa,-A. João 15:2 – Versão ARA”]Jo 15:2[/tooltip]a); mais fruto ([tooltip tip=” 2.  para que produza mais fruto ainda,-B. João 15:2 -Versão ARA”]Jo 15:2[/tooltip]b); muito fruto ([tooltip tip=” 5. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 8. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15:5-8 -Versão ARA”]Jo 15:5-8[/tooltip]) e o fruto permanente ([tooltip tip=” 16. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16 – Versão ARA”]Jo 15:16[/tooltip]) Todos nós que já possuímos uma aliança com Deus fomos designados para darmos o fruto do Espírito Santo afim de que sejamos espirituais e não mais carnais. O caminho para a frutificação é ser sensível à voz do Espírito Santo em nosso interior. É Ele quem nos impulsiona a buscar a plena vontade de Deus para nossa sua vida. ([tooltip tip=” 1. Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2 -Versão ARA”]Rm 12:1,2[/tooltip]; [tooltip tip=” 1. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Corintios 7:1 -Versão ARA”]2 Co 7:1[/tooltip]) Por sua vez a busca pela vontade de Deus envolverá o exercício de nossa fé (fidelidade) e esta opera a maturidade. ([tooltip tip=” 14. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14 -Versão ARA”]Hb 5:14[/tooltip])

Uma pessoa madura na fé experimenta o melhor de Deus, as coisas excelentes. Em [tooltip tip=” 9. ( porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade ), 10. provando sempre o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:9,10 -Versão ARA”]Ef 5:9,10[/tooltip] lemos: “Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade; aprovando o que é agradável ao Senhor. Vejamos a oração de Paulo pelos filipenses: “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” ([tooltip tip=” 9. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10. para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11. cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses 1:9-11 -Versão ARA”]Fp 1:9-11[/tooltip]) Este é o plano de Deus para a restauração do homem a fim de que este venha a cumprir o propósito para o qual foi criado: glorificar a Cristo.

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1:6)

BAIXE E-BOOK:  MANUAL DO DISCIPULADO GRÁTIS

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

 

44 respostas
  1. Antonio Olimpio Adriano
    Antonio Olimpio Adriano says:

    Este site e muito importante para nos como pregadores da palavra se nos precisamos de mensagens curtas e objetiva para os culto da quarta vitoria e de domingo da família.

    Responder
    • Mara Luzia Leme Marcondes
      Mara Luzia Leme Marcondes says:

      Na nossa adoração em família.
      Nessa segunda-feira 25/01/2016.
      Tivemos uma atividade, escrevemos os nove frutos do Espírito num papel e sorteamos cada um pegou um papelzinho com o nome de um fruto, meu esposo pegou alto domínio, meu filho mais velho pegou alegria, meu filho mais novo pegou AMOR,e eu peguei Fé.
      Vamos traticar a semana toda o fruto que pegamos depois nois iremos conversar qual foi o desafio, e qual foi o privilegio de colocar em pratica essas qualidades do Espírito Santo de Jeová.

      Responder
      • samir
        samir says:

        O site pode até ser simples, mas a palavra de Deus quando anúnciada seja através da pregação, leitura bíblica, jornais, panfletos e revistas ou até mesmo em um “simples site ” o efeito é o mesmo, o que importa neste caso, não são os meios mas sim fim, desde que o ensino esteje de acordo com a palavra isto é o que importa.

        Responder
  2. Vanessa Caroline
    Vanessa Caroline says:

    Primeiramente agradeço a Deus por essa palavra grandiosa! Me sito muito bem alimentada! Que Deus abençoe grandemente ao autor e que continue usando a sua vida para abençoar muitas outras. Abraço!

    Responder
  3. Manoel Messias O. e Silva
    Manoel Messias O. e Silva says:

    Prezados,
    Continuem a propagar a semente da Boa e inerrante Palavra do Senhor…
    Deus confirme vossos passos de amor e dedicação.
    Messias

    Responder
    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Olá Michelly Graça e Paz.
      Paulo especificou o fruto do Espírito em Gálatas 5.22 e Jesus disse: “Pelos frutos conhecereis. Depois leia Mateus 7.15-20.

      Responder
  4. Geraldo Rosa de Jesus
    Geraldo Rosa de Jesus says:

    Graça e Paz!
    Fiquei muito honrado de experimentar esse esboço, que Deus continua abençoado tal pessoa. agradecido pela sua vida e Deus seja glorificado.

    Responder
  5. Nélio Rufino
    Nélio Rufino says:

    A paz do Senhor Jesus Cristo. Estou muito grato pelo ensino sobre o fruto do Espírito Santo, é muito importante pois estou buscando constantemente.

    Responder
  6. Lucas Emmanuel
    Lucas Emmanuel says:

    A paz J. Estava preparando um estudo sobre os frutos do Espírito Santo e me deparei com seu site. Conteúdo muito bíblico e com uma clareza surpreendente! Deus lhe abençoe velho amigo! Rs

    Att, Lucas da Congr. Nova Jerusalém! 🙂

    Responder
  7. Andre Luiz Petrolio
    Andre Luiz Petrolio says:

    Esta palavra é muito reveladora aos nossos corações, porem precisamos
    sim, como recebemos de graça a salvação não negligencia-la, pois
    precisamos andar no caminho santo(Isaias 35 cap 8) e com o Espirito
    Santo, para colher seus frutos e incorporar eles em nosso caráter
    de cristão pois os frutos do Espirito Santo são na verdade as vestes
    Espirituais a qual todo crente deve tê-las pois todos iremos participar
    das bodas de Nosso Senhor Jesus(cordeiro) e conforme Efésios 5.9:10

    Os frutos são as vestes de puro linho branco que são as justiças dos
    santos que são aceitas por Deus(Pai) as únicas pois nossas justiças
    são trapos imundos, pois não devemos nos enganar e nem sermos néscios
    como as 5 virgens insensatas, pois se você caminhar no caminho estreito
    e não se preparar(adquirir os frutos do Espirito em seu caráter ,
    quando adentrar a festa sem suas vestes o que acontecera…, portanto
    não sejais insensatos achando que não devemos estar prontos.

    Só declarar que você aceita Jesus já estamos com a salvação nas mãos , mas
    enquanto não batermos com o portão eterno, não podemos negligenciar
    o que por Cristo nos foi entregues a SALVAÇÃO.
    a todos paz seja no Senhor, amem.

    Responder
  8. pastor Raimundo
    pastor Raimundo says:

    A paz de Cristo. Os 14 conteúdos sao muito proveitosos. O povo de Deus sem o conhecimento da Palavra é morto. Deus abençoe o autor. Vamos incentivar a meditação da Palavra de Deus e espalhar o evangelho por toda parte, em todo tempo, de todas as formas. A bênção sobre vcs q tiraram algum tempo pra falar do Evangelho.

    Responder
  9. Miguel
    Miguel says:

    Parabens, por esta sempre levando aos amados, ao conhecimento pleno das vertudes de Deus nosso pai, O pai de Jesus cristo que no seu infinito amor
    nos selou para á sua vinda,E que em cada vida, esteja sempre cheia dos frutos, do espirito santo,que leva-nus á cada dia á despertar, no amor e na ama-bilidade de servos sabendo que Deus o pai de nosso eterno salvador Jesus cristo, e quem sera Glorificado!

    Por mais a dizer-me quero Agradecer-me por vosso serviço no Deus Eterno!

    Responder
  10. Regina Celi de Santana.
    Regina Celi de Santana. says:

    Prezado, Semeador!

    Bom dia!

    Me encantou a maneira simples de nos falar sobre o Fruto do Espírito!

    Podemos levar a Palavra de Deus, de forma efetiva, sem sermos cansativos e de maneira que sejamos entendidos; encontrei isto, na explanação feita aqui.

    Obrigada por seu tempo que nos faz crescer no conhecimento e na renovação de nossas mentes!

    Seu blog, certamente, me auxiliará, em minhss dúvidas.

    Obrigada e um sbraço amigo.

    Regina.

    Responder
    • Joel Barros/Equipe Semeador
      Joel Barros/Equipe Semeador says:

      Olá querida Layane. O nosso estudo foi baseado em Gálatas 5.22 que no original grego consta apenas 9 ítens. Já na versão católica Vulgata Latina (a versão mais citada entre os católicos) são listados 12. Os excedente são estes: modéstia, continência e castidade. Sobre esse excedente há muitasdúvidas entre os próprios católicos. Então procuramos fazer um estudo baseados apenas na verdade e não em conjecturas humanas com tendências eclesiásticas. E então, estamos errados citando apenas a verdade dos originais gregos?

      Responder
  11. Rebeca
    Rebeca says:

    Muito obrigada!
    Gostei muito da explicação, ajude-me a esclarecer algumas dúvidas que estava tendo com relação a esse tema. Que Deus continui abençoando-lhe e dando sabedoria.

    Responder
  12. Maria Conceição do nascimento Evangelista
    Maria Conceição do nascimento Evangelista says:

    Obrigada a Adeus por mostrar este saite a que encontrarei resposta para as minhas dúvidas muito bom e riquíssimo na palavra do senhor um bom alimento para nossa alma. Deus abençoe a nós todos..

    Responder
  13. Ada
    Ada says:

    Aprender sobre Deus é necessário e poder partilhar, ler e compartilhar de diferentes reflexões sobre o que nosso Pai nos revela através da Bíblia é para poucas nações, por isso é um privilégio.
    Que Deus honre o (s) autor(es).

    Responder
  14. Pedro Marcondes
    Pedro Marcondes says:

    Parabéns pelo belo trabalho.Simples,claro e objetivo. Quantas vezes ministrados sobre o fruto DO Espírito e parece que as pessoas não entendem. É um belo subsídio. DEUS ABENÇOE BCS.

    Responder
    • edileusa
      edileusa says:

      estou no meu primeiro dia de lecionar na escola dominical e graça Deus que me orientou e encontrei esse site com pares do conteudo que preciso Deus abençoe sua vida

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *