DISCIPULADO/Estudo Bíblico 02/14: Salvação-O Plano de Deus para resgatar o homem 

Deus tem uma boa notícia para a humanidade: Salvação. Esta palavra significa livramento de determinado perigo ou opressão. Morrer perdido é a pior tragédia que possa ocorrer! Significa sofrer eternamente no inferno longe da presença de Deus.

O evangelho de Cristo é chamado de Boa-Nova porque a má notícia da entrada do pecado no mundo é anulada quando nos arrependemos de nossos pecados e recebemos pela fé a Cristo como Salvador. Cristo é o único que pode resolver o problema da perdição da humanidade.

1.Sobre a necessidade da Salvação

No primeiro livro da Bíblia (Gênesis) lemos que Deus criou tudo em perfeita harmonia. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, onde lhe foi dado um espírito a fim de que pudesse comunicar-se com Deus, porque Deus é espírito. (Jo 4.24) Deus o pôs o homem em um jardim para lavrá-lo e guardá-lo. Adão e Eva poderiam comer de todo o fruto que havia lá, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se comessem morreriam espiritualmente, Isto é, seu relacionamento com Deus terminaria. A obediência do casal era apenas uma prova de lealdade a Deus. Eles como seres morais com capacidade de escolha, enquanto obedecessem viveriam. Porém sabemos que eles desobedeceram e ocorreu a morte espiritual. Em Tiago 1.15 lemos: “depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Então perderam imediatamente a comunhão com Deus fugindo da presença de Deus. A partir daí eles ficaram contaminados com o pecado. Já que fomos criados para existir eternamente, (Ec 3:14) a morte espiritual de Adão e Eva foi transmitida a toda a humanidade. Para nos livrar das conseqüências presentes e eternas Deus elaborou um Plano de Salvação na pessoa de seu filho Jesus Cristo a fim de nos resgatar do pecado e seus efeitos.

O pecado leva a morrer em vários sentidos: Morte Espiritual, Física e Eterna. Em João 3.16 lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Durante nossa existência na terra temos uma única oportunidade de receber a Cristo como Salvador ou rejeitá-lo! Nosso destino na eternidade tem muito a ver com a nossa escolha. Todos os que confessam a Cristo publicamente como salvador, recebem a salvação de Deus. É um ato exclusivamente da graça e da misericórdia de Deus. Em Efésios 2.8,9 lemos assim: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Quem é salvo tem por garantia a vida eterna. A salvação significa ser livre da morte espiritual e eterna. Consideremos alguns sentidos da palavra morte e aprendamos mais sobre o seu significado:

A palavra morte vem do grego “thanatos” significando separação. A Bíblia fala de vários tipos de morte:

Morte espiritual

(Gn 2:17) -Ocorreu primeiramente com Adão e Eva, ainda no jardim do Éden. Ao desobedecerem a Deus ficaram separados da comunhão divina. O homem nasce neste estado! (Gn 2:16-17; Rm 6:23; 1 Jo 3:14; Jo 5:25, 1 Tm 5:6; Tg 1:15 etc.) Click aqui para saber mais sobre a morte espiritual.

Morte Física ou corporal

(Gn 3:19) – É a separação das partes materiais e imateriais do ser humano. A matéria (corpo) volta ao pó. Significa “expirar”. ( Jó 34:14,15), (Gn 25:7-9), ( SL 146:4) (Tg 2:26) etc).

Morte Eterna ou Segunda Morte

(Ap 21:8) – É falecer sem ter recebido a Cristo como Salvador. Estes aguardarão o Juízo Final onde serão julgados e lançados no Lago de fogo. E a separação definitiva da presença de Deus na “vida” do ser humano. Veja os textos: Hb 9:272 Ts 1:8,9Ap 20:11-15,  etc.

Observação:

Morte espiritual é o estado em que nascemos (separados de Deus) É também “viver” na prática do pecado, não se importando em conhecer a vontade de Deus para praticá-la. (Lc 15:32; Ef 2:1-3). Significa viver de forma mundana. (Tg 4:4; 1Jo 2:15-16.) Esse tipo de morte pode ser temporária se a pessoa se converter enquanto vivo fisicamente. Cristo disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24) Isto significa que vai estar com Cristo quando morrer fisicamente. (Lc 23:43) Porém se passar pela morte física sem ter recebido a Cristo como salvador, não se convertendo, o destino é o Hades (inferno) onde aguardará o Juízo Final (Lc 16:23, Jo 12:48, Sl 9:17)

preciso-de-salvacao

2.Passos para a Salvação:

A nossa conversão vem com a convicção de nosso estado pecaminoso. O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. (Jo 16:8) Ele comunica ao homem que este precisa confessar a Cristo como Salvador para receber o perdão dos pecados. (Rm 10:8-11). Arrependimento é a fé estão inclusos no ato da conversão.

Arrependimento

Significa mudar de idéia, direção ou propósito. Se expressa através de uma tristeza por haver pecado contra Deus. Uma pessoa arrependida se dispõe a abandonar completamente a vida de pecado e se volta para Deus. O Espírito Santo é quem opera o arrependimento no homem. Veja a atitude do filho prodigo em Lc 15:19,19. Leia também 2 Co 7:10.

É a convicção de que Cristo nos aceita e nos perdoa. É Reconhecer que Deus é fiel em suas promessas. Isto nos traz certeza e profunda paz.  A parábola do filho pródigo mostra que ele depositou fé no pai, ele sabia que o pai o perdoaria e o aceitaria de volta! (Lc 15:18,19,20) Leia também Mq 7:19!

3.Aspectos da Salvação

Justificação

É um ato da Graça de Deus onde Ele declara justo quem receber pela fé a Cristo como Salvador. É um termo judicial que lembra um tribunal onde Deus absolve o pecador (réu) de suas transgressões para com a Sua santa Lei e o declara justo e inocente. (Rm 5:1; 1 Co 6:11) A pessoa obtém a condição de estar em conformidade com Lei de Deus em todos os seus aspectos. (Rm 3:24)

Regeneração

É a natureza de Deus implantada em nós operando o novo nascimento. (Tg 1:18; 1Jo 5:1; Tt 3:5) Também é  uma mudança de condição: Um pecador que servia ao diabo e era por natureza inimigo de Deus, em Cristo ele se torna filho de Deus através da adoção (Jo 1:12, 1Jo 3:24)

Santificação

É um ato da Graça de Deus onde o pecador abandona as práticas pecaminosas e é restaurado à comunhão com Deus separando-se (santificando-se) para o serviço de Deus. (Lv 20:26; 1 Pedro 2:9,10) Significa “andar na luz” (1 Jo 1:7). Nas palavras de Paulo, “agradar a Deus”(1 Ts 4:1) e “viver de modo digno do Senhor.” (Cl 1:10) A santificação é tão importante que sem ela ninguém verá o Senhor.(Hb 12:14)
“Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.” (Isaías 45. 6)

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1.6)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

43 respostas
  1. LAEL LEMOS INACIO
    LAEL LEMOS INACIO says:

    Estou aqui no seu blog para aprender sobre salvação, para base de um estudo em conjunto com minha futura ou nao companheira. Dei uma pincelada, acho que será de grande valor para minha vida.
    Muito obrigado

    Responder
  2. FABRICIO
    FABRICIO says:

    GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LOS PELOS ESTUDOS BIBLICOS,SÃO EDIFICANTES NECESSITAMOS SEMPRE APRENDER MAIS DA BÍBLIA.
    FAVOR SE POSSÍVEL ENVIAR ESTUDOS NOVOS VIA EMAIL.

    Responder
  3. Michel
    Michel says:

    Muito bom! Toda a explanação é excelente, muito edificante e prazeroso conhecer a Palavra do Senhor!
    Obrigado por nos ajudar!
    Se puder me envie material acerca!
    Paz

    Responder
  4. Tania
    Tania says:

    A Paz, gostei muito, estudos exposto de forma simples, clara, de fácil compreensão,tópicos chaves para quem esta começando a vida espiritual. pensando em usá-los para estudos, posso ?

    Responder
  5. Tavares T. T.
    Tavares T. T. says:

    Muito obrigado!
    Deus merece o melhor, para que o seu nome seja cada dia exaltado. Certamente muitos estao ser salvos pela esta palavra. Que o Senhor vos abençoe grandemente, deia para voces sabedoria e continuamente publique estudos com textos maravilhosos.
    A paz do Senhor Jesus esteja com voces

    Responder
  6. Evaristo cambuta
    Evaristo cambuta says:

    Bom eu gostei bastante do estudo e tenho uma inquietação e ela é: será que os cristãos perdem salvação? tipo depois de uma vez ter crido em cristo pode pecar Deus o Justifica?

    Responder
    • Felipe
      Felipe says:

      Não é o que a bíblia diz Evaristo, a bíblia diz que mesmo após aceitarmos Cristo, aí é que precisamos nos santificar, a bíblia não fala que aceitou a Cristo, foi salvo e agora pode pecar, não. Paulo escrevendo aos Romanos, no cap.5 ele incita o homem a viver em santidade, a não pecar mais. Porém o homem que aceita a Cristo, ele não perde a salvação.

      Responder
    • samara alves
      samara alves says:

      Jamais Evaristo, uma vez salvo sempre salvo.
      A pessoa que aceita a Cristo verdadeira o espírito santo passa a habitar nele, e as práticas do pecado que ele cometia o espírito santo passa a mostrar que é errado e acabamos pedindo perdão..e na palavra diz que quando nos arrependemos Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.
      temos a certeza da salvação quando lemos o que está escrito em Ef 2:8,9
      Somos salvos pela graça, ou seja, um favor imerecido, mediante a fé que é a certeza que cristo vai nos aceitar ao nos arrependermos e que Jesus Cristo veio ao mundo e se fez carne como nós para morrer em uma cruz para nos salvar.
      somos falhos e continuaremos pecando, mas nós que conhecemos a Cristo e temos o Espírito Santo habitando em nós, temos uma diferença de quem não conhece a Cristo, que é um incomodo que quando nós pecamos, sentimos a necessidade de pedir perdão.
      isso tudo a pessoa só vai poder sentir, se se arrependeu VERDADEIRAMENTE.

      Responder
  7. MARCIO XAVIER
    MARCIO XAVIER says:

    ESTUDO MUITO BOM,ENSINANDO COMO O HOMEM DE DEUS ENCONTRAR A SALVAÇÃO E FICAR POR DENTRO DAS REFERENCIAS BÍBLICAS,OBS VOCÊS TEM ESTUDOS SOBRE O ARREBATAMENTO.

    Responder
  8. MARIZA CARONE
    MARIZA CARONE says:

    Estou iniciando estudos biblicos com moças recém saidas da cracolândia, no projeto Cristolândia, na escola biblica da minha igreja.
    Quero fazer um trabalho de interação com elas onde elas possam não só escutar mas também perguntar, responder as perguntas e talvez um trabalho visual.
    Essa é minha idéia, mas é a primeira vez que vou fazer esse trabalho. Orem por mim.
    Tem algumas idéias que possam me enriquecer?
    Agradeço desde já.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.