DISCIPULADO/Estudo Bíblico 04/14: A Oração – Exercitando a comunhão com Deus

oracao1. O QUE É ORAR

Orar é abrir o coração para Deus, conversando com Ele diariamente em adoração a fim de conhecê-lo.  Em Mateus 6:5-13 Jesus ensinou seus discípulos a orar. Já que oração é um diálogo, não há necessidade de dizer frases decoradas. Podemos diretamente nos dirigir a Deus e agradecê-lo pela nossa salvação, saúde, emprego, amigos, livramentos, etc. Podemos falar com Ele sobre nossas necessidades, problemas e dificuldades. Ele nos ouve e nos responde quando oramos em seu nome e de acordo com sua vontade. Leia [tooltip tip=”João 16:23 – Versão ARA 23. Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.”]Jo 16:23[/tooltip],[tooltip tip=” 1 joão 5:14 – Versão ARA 14. E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”]1 Jo 5:14[/tooltip] A oração faz parte do plano de Deus para desenvolver a nossa comunhão.

 2. O PRIVILÉGIO DE ORAR

Antes de receber a Cristo como Salvador nossos pecados nos separavam dele. Não tínhamos comunhão com Deus, pois Deus é eternamente separado do pecado, e não ouve a pecadores, os quais não tem o obedecem e não tem uma aliança com Ele. Observe as passagens abaixo:

“O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.” (Provérbios 15:29)

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaias 59:2)

“Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Salmos 66:18)

“Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Isaias 1:15)

 Quando nos arrependemos e nos convertemos ao Senhor, ele nos ouve. Como salvos, temos livre acesso a Deus por causa do sacrifício de Cristo. Ele não somente perdoou nossos pecados, mas também nos fez novas criaturas para não mais vivermos distante dele. Precisamos zelar por este relacionamento. É o sangue de Jesus que nos garante a vitória. Mesmo se falharmos ele está pronto a nos perdoar. ([tooltip tip=”1 João 1:9 – Versão ARA 9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”]1 Jo 1:9[/tooltip];[tooltip tip=”Tiago 5:14-16 14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”]Tg 5:14-16[/tooltip]) Precisamos apenas ter o propósito em servi-lo. ([tooltip tip=”Josué 24:15 – Versão ARA 15. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”]Js 24:15[/tooltip])

3. SOMOS MAIS FORTES QUANDO PERMANECE-MOS EM ORAÇÃO

Quanto mais tempo passamos com Deus em oração mais aprendemos a ouvir a Sua voz. É nesta comunhão que encontraremos força para vencer as tentações e os desafios da vida. É também o meio para termos a direção certa para nossa vida. Às vezes nos sentiremos, desanimados, tentados e desafiados. Porém Deus está conosco em momento! Confiemos nele. Ele é a nossa rocha firme. Veja o que está escrito em Salmos 18:1-6:

“Eu te amarei, ó Senhor, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.”

 O Salmo 105:4 não é uma sugestão é um mandamento. Então precisamos orar sempre. Deixar de orar é inclusive um pecado porque estamos desprezando um encontro com Deus. Veja 1 Samuel 12:23.

 4.  EM QUE POSIÇÃO ORAR

Qualquer posição decente é aceita por Deus. O que importa é o nosso propósito e atitude em buscar a sua face. É conveniente uma posição que demonstre submissão e reverência. Leia estas passagens:[tooltip tip=”2 Crônicas 20:5 – Versão ARA 5. Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo,”]2 Cr 20:5[/tooltip],6;[tooltip tip=”Salmos 95:6 – Versão ARA 6. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.”]Sl 95: 6[/tooltip];[tooltip tip=”Lucas 22:41-42 – Versão ARA 41. Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, 42. dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.”]Lc 22: 41- 42[/tooltip]; [tooltip tip=”Efésios 3:14-19 14 – Versão ARA. Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15. de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16. para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17. e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18. a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19. e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”]Ef 3:14-19[/tooltip];[tooltip tip=”Gênesis 17:3 – Versão ARA 3. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:”]Gn 17:3[/tooltip]; [tooltip tip=” Lucas 5:12 – Versão ARA 12. Aconteceu que, estando ele numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra; ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”]Lc 5:12[/tooltip] [tooltip tip=”2 Coríntios 5:18 – Versão ARA 18. Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram.”]2 Co 5:18[/tooltip][tooltip tip=”Mateus 14:23 – Versão ARA 23. E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.”]Mt 14:23[/tooltip]

VEJA TRES RAZÕES PARA MANTER-SE EM ORA-ÇÃO

1. Para cultivar o nosso relacionamento com Deus!

– Lembre-se que o principal objetivo da oração é manter nossa comunhão com Ele submetendo tudo à Sua vontade. A oração foi um dos elementos de nossa conversão. Ela serviu como uma expressão verbal de nossa fé pela qual Cristo veio habitar em nossa vida. Siga valorizando a presença de Deus através da oração. O cristão que ora é forte e identifica tudo que é prejudicial à sua vida espiritual, bem como se torna apto para priorizar o que serve para sua edificação. A oração é o segredo para quem quer viver com propósito e poder. ([tooltip tip=”Daniel 6:10 – Versão ARA 10. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”]Dn 6:10[/tooltip]; [tooltip tip=”Salmos 31:24 – Versão ARA 24. Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.”]Sl 31:24[/tooltip])

2. Para não cair em tentação!

– Tentação é vontade de fazer algo errado, é vontade de pecar. Precisamos orar para vencer estes desejos. Principalmente porque estamos vivendo os desafios dos últimos dias, onde o pecado se multiplica assustadoramente. (Tiago 5:8) Orar é um suave mandamento de Jesus. (Leia[tooltip tip=” Mateus 26:41 – Versão ARA 41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”]Mt 26:41[/tooltip])

 3. Para a salvação de outras pessoas!

– Podemos orar para que Jesus salve nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas da escola e do trabalho, etc. Esse tipo de oração se chama intercessão. ([tooltip tip=”Colossenses 2:1-2 – Versão ARA 1. Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; 2. para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,”]Cl 2:1-2[/tooltip]) Além de nossos familiares e amigos, devemos interceder pelas autoridades de nosso país, ([tooltip tip=” 1 Timóteo 2:1-2 – Versão ARA 1. Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2. em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.”]1 Tm 2:1-2 [/tooltip]) e inclusive por aqueles que nos perseguem. (Mt 5:44; At 12:5)

6. QUANDO ORAR?

Ao levantar-se – Inicie o dia conversando com o Senhor agradecendo-lhe pela noite que passou. (Salmos 5:3) Peça sabedoria para, durante o dia, agir corretamente de acordo com a Palavra de Deus. Peça também ousadia para compartilhar o evangelho de Cristo. (Tiago 1:5; 1 Pe 2:12)

Ao deitar-se – Agradeça pelo dia, pelos livramentos, pela proteção contra os assaltos, batidas de veículos, atropelamentos, saúde, em fim por todos os benefícios. (Sl 103:2) Em Efésios 5:20 lemos assim: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Não há hora específica para orar, podemos inclusive buscar ao Senhor em qualquer momento inclusive de madrugada. (Provérbios 8:17)

 Sempre (1 Ts 5:17) Como crentes, devemos pensar nas coisas que são de cima! (Cl 3:2; Sl 19:14) Ao deitar-se, ao levantar-se, ao viajar, quando chegar de viagem, fazer um empreendimento, etc. Deus nos ouve 24 horas por dia! Oremos sempre.

 7. ONDE ORAR

Em casa – Reúna a família para um culto. Separe um momento especial para adorara Deus. Escolha o melhor horário. Sua a família será muito abençoada e você prosperará em tudo! (Js 24:15)

 No prédio onde os crentes se reúnem para orar – Há vários tipos de reuniões: Consagração, Vigília, Reuniões de Oração, etc. Nestas reuniões acontecem o batismo no Espírito Santo, cura divina, libertação e solução de muitos problemas. (At 3:1)

Em particular – É estar sozinho com Deus em oração, adorando-o por tudo que Ele é, pelo que está fazendo e vai fazer. Podemos falar livremente com o Senhor sobre nossos sentimentos e anseios e temos promessas em sua Palavra de que Ele nos ouve. (1 Pe 5:7; Sl 51:17; 10.17; 34.17,18; Dn 10:12)

“Para vencer o pecado, deixe a velha natureza passar fome e alimente a nova natureza.”     

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

37 respostas
  1. Roberto Carlos Livio Carrari
    Roberto Carlos Livio Carrari says:

    Amados irmãos em Cristo Jesus, a Paz esteja convosco!

    Tenho visitado este blog e tenho utilizado os estudos aqui publicados na nossa congregação, nos cultos de ensino, pois são riquíssimos e sempre pautado na Palavra de Deus.

    Louvo e agradeço a Deus pelo blog abençoado e aos irmãos pela colaboração.

    Que o Senhor vos abençoe grandemente!!!!

    Despeço-me na Paz do Senhor Jesus.

    Roberto

    Responder
  2. Janeide
    Janeide says:

    Que as preciosas bênçãos de Deus sejam com todos os envolvidos nesta proclamação do evangelho e do poder desse grande Deus.Muito grata pelos estudos.

    Responder
  3. Juliana
    Juliana says:

    A pazz… Foi maravilhoso ter encontrado esse blog, eu sou evangelica mais estava me sentindo muito fraca e essas palavras me fortalezam bastante, paz do Senhor benção!!!

    Responder
  4. Gilson
    Gilson says:

    Gosto da forma leve e bem pautada na palavra de Deus que os estudos são redigidos. Tenho usado alguns deles para ministrar na minha igreja. Que o eterno continue vos abençoando ricamente.

    Responder
  5. VANDER LIMA RUBERT
    VANDER LIMA RUBERT says:

    Bênçãos de Deus cada estudo cada palavra deste blog, com simplicidade e com muita sabedoria do alto transmitindo a palavra de Deus. parabéns . a paz de nosso deus esteja convosco.

    Responder
  6. Jairo Ferreira
    Jairo Ferreira says:

    ✴Deus Seja Louvado por toda eternidade ⭐
    –A Mïňhå vida é do mestre, e farei qualquer coisa p/ buscalo.
    E em nome do nosso senhor Jesus Cristo
    Eu encontrarei, e ele me receberá com os braços abertos, ^_^
    Pois resistirei a todas tentações que me assolam, restitrei também aos meus desejos da carne q tanto me assombram.

    Louvado seja o nome do senhor
    DEUS DE ISRAEL O QUE É O QUE ERA E O QUE HÁ DE VIM.
    Amém e Amém.

    Responder
  7. ROgerio Françozo
    ROgerio Françozo says:

    Boa tarde Irmaos!
    Obrigado pela meditaçao.
    Somente para correçao, o versiculo abaixo esta com a referencia errada.

    Correto é Salmos 66:18 e nao Isaias 66:18
    Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.

    Meditei agora e vi esta diferença.

    Deus abençoe voces!

    Responder
  8. wagner soares
    wagner soares says:

    Em busca de aprofundamento da sagrada escritura que as vezes não é tão fácil de entende-las, buscar um ponto de vista aqui e ali sempre é bom, esse blog proporciona um abrangente sobre assuntos muito importantes, precisamos ter muito cuidado com certas igrejas por ai que estão esquecendo o mais importante para todos nós seres humanos, “A SALVAÇÃO” acredito eu,tudo vai ficar nesse plano, tesouros, doenças, aspectos físicos, boa aparência estamos nos preocupando com tantas coisas fúteis que possamos viver na humildade, que Deus tenha misericórdia de todos nós e até lá.

    Responder
  9. simone
    simone says:

    Eu sou nova convertida e so com dois meses de frequentar a igreja to otima. Deus trabalha firme quando a gente assim deseja e obedece. achei muito interessante essa pagina. E espero crescer mais e mais na casa do Pai. no momento que mais precisei foi nele que encontrei a solucao. Eu Te Amoooo Tanto.

    Responder
  10. Raphael
    Raphael says:

    Creio na palavra e que cristo é o salvador onde está todo benefício redentor,Paz,conhecimento onde encontro refúgio e crescimento espiritual,na ciência e no saber onde tiro ânimo para prosseguir.Orar e a essência da vida do cristão temos ter sempre tempo pra Deus o Senhor redentor cristo Jesus aquele que nos amou incondicionalmente eu sou um imitador e pescador dessa santidade que deixou-me pra prosseguir firme e fiel orando e jejuando.amém Deus é fiel…

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *