DISCIPULADO / Estudo Bíblico 14/14: Evangelismo – A Nossa Grande Comissão

grande-comissaoO propósito de Deus e a Grande Comissão

O que é a Grande Comissão? Na Bíblia vemos o plano de Deus para salvar o homem libertando-o do poder do pecado e capacitando-o para alcançar outros para viverem no centro de sua vontade. ([tooltip tip=”Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!  Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)”]Is 6:5-8[/tooltip]) Os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) relatam sobre o cumprimento da promessa da vinda de Jesus para salvar o mundo. Ele veio e ensinou tudo acerca da vontade de Deus. ([tooltip tip=”Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7:21)”]Mt 7:21[/tooltip]) Finalmente ele morreu em uma cruz pagando a pena pelos pecados da humanidade. Após a realização deste sacrifício ele deixou um encargo muito importante para seus discípulos. Em João João 20:21, após sua ressurreição, Jesus se expressou assim: “Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” Você já parou um pouco para pensar nisto? A grande questão agora é esta: Será que o mundo já tomou conhecimento da redenção que há somente na pessoa de Cristo? E por que isto ainda não aconteceu? O que podemos fazer neste sentido? Esta é a nossa grande comissão.

Sabemos que o mundo está cheio de religiões, mas praticar uma religião, embora com bons ensinos morais, não significa que estão salvos. Devemos ter sempre em mente que, em relação à salvação Jesus único e exclusivo. Ele mesmo se expressou assim: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Seguramente muitos religiosos não conhecem verdadeiramente a Jesus, não desafrutam de um relacionamento com Ele. Muitos se encontram aprisionados pelo poder do pecado. Este é o motivo pelo qual precisamos urgentemente compartilhar a boa notícia libertadora do Evagelho de Cristo. Como testemunhas do poder transformador de sua Palavra podemos atuar como cooperadores de Deus nesta nobre tarefa. Veja sobre isto o que está escrito em [tooltip tip=”Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. (Is 43:10) Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. (Is 43:11)”]Is 43:10-11[/tooltip] e [tooltip tip=”Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. ([tooltip tip=”2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. 3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. (Sl 96:2-3)”]Sl 96:2-3[/tooltip]).

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.”

“Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.”

Igualmente no Novo testamento vemos a ordem expressa de Cristo para anunciarmos a Boa Nova de salvação não somente onde estamos, mas até aos confins da terra. Esta missão foi comissionada a todos os salvos sem exceção, então precisamos estar envolvidos de alguma maneira nesta tarefa ainda inacabada. Vejamos alguns textos referente à Grande Comissão:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ” (Marcos 16:15-16)

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas.” (Lucas 24:46-48)

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

Quando Cristo nos ordenou “ide ir por todo o mundo,” o termo usado por Ele foi “ethnos”, que em grego significa “grupos de povos”, “grupos étnicos” e não nações no sentido usual. Sendo assim há ainda muitos povos não alcançados que precisam conhecer a Cristo. Apocalipse 5:9 é uma referência ao trabalho missionário da igreja no alcance destes grupos. Neste texto lemos sobre tribo, língua, povo e nações os quais estarão diante do Cordeiro. Esses grupos conheceram a Cristo mediante à obediência daqueles que obedeceram ao ide de Cristo pelo mundo. Veja abaixo um pouco mais sobre o nosso desafio missionário:

  • Quase dois terços da população mundial ainda não ouviu a mensagem do Evangelho!
  • Milhares de grupos étnicos nunca foram alcançados com as Boas Novas!
  • Muitas tribos espalhadas no mundo nunca receberam um só missionário!
  • A população do mundo dobrará em menos de 50 anos!
  • 1.700 idiomas, aproximadamente, não possuem um único texto bíblico traduzido!

É claro que há alguns grupos de povos com algum tipo de testemunho do Evangelho, mas isto não significa que já foram alcançados. Conscientes desta urgente necessidade precisamos nos envolver de forma mais intensiva, orando, contribuindo financeiramente ou mesmo indo.

Por Onde começar?

Fazer missões em termos gerais significa praticar a evangelização de forma pessoal ou coletiva. Comece em sua casa, em sua rua, bairro ou cidade. Deus tem um grande projeto em nossa vida para expandir seu reino na terra. Para ajudá-lo nesta nesta tarefa, elaboramos um esboço simples sobre o plano da salvação. Aprenda-o, pratique e ensine a outros. À medida que praticamos ganhamos experiência e mais confiança na ministração da Palavra. Certamente muitos obstáculos surgirão, mas há também uma incomparável recompensa para os que anunciam esta boa notícia. Em 1 Coríntios 15:58 lemos assim: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

Veja um breve esboço do Plano de Deus para a salvação:

  • Mostre o amor de Deus providenciando salvação em Cristo: Jo 3:16; 1 Co 15:3
  • Mostre que todos pecaram: Rm 3:23; Sl 51:5; Ec 7:20
  • Mostre na Bíblia manifestações de pecado: 1 Co 6:9,10; Gl 5:18-21; Ef 5:5,6; Ap 21:8
  • Mostre a condenação que o pecado traz: Rm 6:23
  • Mostre a nossa necessidade de arrependimento: At 3:19; Ez 18:21; Is 55:6,7
  • Mostre que é necessário crer em Jesus como Salvador: Jo 5:24; At 16:31
  • Mostre a necessidade de confessar a Cristo publicamente: Mt 10:32,33; Rm 10:10

O esboço acima é sugestivo. Obviamente há inúmeras formas de se apresentar o Plano de Deus para a Salvação. Entretanto em toda abordagem deve-se enfatizar o grande o amor de Deus pela humanidade, o perigo de se viver naturalmente no pecado bem como a necessidade de arrependimento e confissão.

Observações importantes em uma abordagem evangelística:

Após falar sobre o grande amor de Deus para nos salvar e como o pecado entrou no mundo, não esqueça também de abordar sobre:

1. A exclusividade da salvação em Cristo

Com muita amabilidade deixe em claro que não existe salvação em outra pessoa. (Leia Isaias 43:11; Atos 4:12)

2. A insuficiência das boas obras

Esclareça também que não podemos ser salvos por obras. (Ef 2:8,9; Tt 3:5) Se assim fosse, por que então Deus enviaria Jesus para morrer em sacrifício por nós? Pensar dessa forma é, em outras palavras, desprezar o sacrifício de Jesus por nós. (Hb 9:22)

3. A ordem expressa de Jesus

Explique que você está apenas obedecendo à ordem do Cristo ressurreto expressa em Marcos 16:16: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

4. Finalmente faça o convite

Após explicar todo o plano de Deus, chegou a hora de saber se a pessoa deseja receber a Cristo como salvador ou não. Lembremo-nos o que escreveu John Stott: “Nada de pregação sem convite e nada de convite sem pregação”. Então você pode perguntar assim:

a) “Você compreendeu o plano de Deus para a salvação?”

Isso lhe dá a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas e assegurar-se de que a pessoa compreendeu mesmo a mensagem do Evangelho. Se a pessoa responder positivamente você pode fazer outra pergunta:

b) “E então, gostaria de receber a Cristo Salvador agora?”

Lembre-se que a entrada no Reino de Deus é parecido como a aceitação de um convite para as bodas (Leia Mateus 22:2-5) Neste texto você vemos que muitos rejeitaram o convite! De fato, somente aqueles que respondem positivamente podem ingressar no Reino de Deus. (Rm 10:8-10)

Se a pessoa responder positivamente faça uma oração com ela. Parabenize-o(a) pela decisão mais imortante do mundo e aproveite a oportunidade para dizer-lhe algumas coisas importantes que ocorreu em sua vida ao tomar esta decisão. Grave o audio do CD Bem-vindo à Familia e presentei-o à pessoa. Você pode usar os estudos desta série para ajudar em seu crescimento espiritual.

Bom, se a pessoa quiser deixar para mais tarde, mostre-lhe na Bíblia o perigo desse adiamento. Veja alguns textos sobre isto:

Hebreus 3:7: “…se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração…
Tiago 4:14:  “…Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”

Geralmente algumas pessoas apresentam desculpas para não receber a Jesus como Salvador. O evangelista precisa aprender  lidar com as situações. Clic neste link para ver mais de 30 desculpas que frequentemente as pessoas apresentam no momento do convite. Estude-as cuidadosamente, mas não esqueça que a melhor maneira de lidar com estas situações é dependendo da ajuda do Espírito Santo. Em fim, não desanime na realização desta tarefa. Jesus deixou uma mensagem especial para aqueles que compartilham a Sua mensagem:

“…E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28:20)

Baixe folhetos para evangelismo grátis: Baixar folhetos grátis.

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

25 respostas
  1. Jonas
    Jonas says:

    Oi só estou com uma pequena dúvida o batismo nas águas é realmente necessário pra ser salvo? É porque eu tenho 12 anos e acho que ninguém vai querer me batizar porque eles pensam que eu ainda sou muito novo e não entendo nada.

    Responder
    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Olá Jonas. A paz do Senhor.
      O batismo é uma necessidade, desde que a pessoa esteja pronta. Na bíblia não especifica a idade, portanto converse com o seu pastor, e como você já compreendeu que precisa, creio que ele vai saber que você já possui entendimento sobre esse assunto.

      Responder
  2. ISAIAS
    ISAIAS says:

    Deus seja louvado,se é ensinar haja dedicação ao ensino(Rm 12:7b)
    as armas que Deus nos concederé para usar-mos constatemente,Jesus vos abençõe.

    Responder
  3. Victor
    Victor says:

    Depois Que Entreguei Meu Caminho ao Senhor Conseguir Enchegar Com Fé o Verdadeiro Caminho Que a Jesus Criisto A Rocha Etarno o Rei Da Salvaçao, Engrandecido seja o nome Do senhor Jesus E Todos Demais Sejam Abençoados Em sua graça e Poder Obrigado Pelo estudo Fiquem com Deus Amén!!!

    Responder
  4. Rejane Nascimento
    Rejane Nascimento says:

    Maravilhoso esse material, me perdoe , mais porque não consigo abrir essa parte: Desculpas humanas para nao aceitar Jesus, porque so consegui abrir ate a terceira pergunta.
    Rejane,
    Obrigada

    Responder
  5. ELAIS
    ELAIS says:

    Gosto muito desses estudos conheci a poucos dias este site, e como trabalho em uma emissora de rádio fm 103.9, eu sempre estou usando alguns estudos pra edificar o conhecimento de todos ….

    Responder
  6. Alberto C. Zunguene
    Alberto C. Zunguene says:

    Paz do Senhor Jesus Cristo. Recebam de Maputo- Moçambique as muitas saudações. Por ter conseguodo uma grande oportunidade de receber vossos indereces, gostaria de me escrever como vosso membro, como fazer?
    Meu nome é Pr. Alberto Celestino Zunguene, moçambicano de 58 anos de idade.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *