DISCIPULADO / Estudo Bíblico 08/14: A Segunda Vinda de Cristo

segunda-vinda-de-cristo1. A Primeira vinda : O Nascimento de Jesus em Belém da Judéia

O pecado entrou no mundo quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. Contudo Deus nunca os abandonou. Ele prometeu enviar alguém para pagar o preço por nossos pecados. O preço seria a morte (já que o salário do pecado é a morte – Rm 6-23) Então Cristo veio, exerceu seu ministério, foi morto e ressuscitou ao terceiro dia. Promessa cumprida e preço pago.  Deus é fiel! Tudo isto para que saíssemos do estado de condenação que veio de Adão e Eva. Leia João 3:17. Portanto o objetivo da 1ª vinda de Cristo foi para salvar a humanidade do pecado e seus efeitos. Esta é a maior promessa do Antigo Testamento. O Novo Testamento inicia-se com o cumprimento desta promessa. O plano de Deus para a humanidade está em plena execução até que se cumpra todas as coisas conforme a Palavra de Deus.

 2. A Segunda vinda de Cristo: O arrebatamento 

Durante Seu ministério na terra, Cristo fundou sua igreja e deu-lhe outra promessa: Ele voltaria novamente buscar os salvos, isto aqueles que receberam a Cristo como Salvador e viveram de acordo com sua Palavra. Através de nossa constante comunhão com Cristo aguardamos a qualquer momento a segunda vinda dele. Será o dia mais glorioso pois veremos ao Senhor como Ele é. Os mortos em Cristo ressurgirão primeiro e nós, os vivos, seremos transformados. Receberemos um corpo glorioso e habitaremos para sempre com o Senhor. Esta é a maior promessa do Novo Testamento. Leia com atenção 1 Tessalonicenses 4:16-17 e 1 Coríntios 15:50-52!

3. Como aguardar o arrebatamento

3.1 Devemos estar alerta: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”  (Mateus 24:27) Isto significa que ninguém terá tempo extra para se preparar. Devemos vigiar. Jesus falou que este episódio seria semelhante aos dias de Noé (Mt 24:36-44) Jesus contou algumas parábolas sobre sua volta: (Mt 24:45-51; Mt 25:1-13; Ef 4:30)

 3.2 Devemos estar trabalhando na evangelização

“Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar fazendo assim.” Lc 12:43

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35 Produzimos mais quando pensamos na Vinda do Senhor.

 3.3 Devemos estar purificados 

“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” 1 João 3:3 “Purificar-se” é manter permanente e viva comunhão com Ele, evitando entristecê-lo(Ef 4:30) Jesus é a nossa Justiça e tornará justo a todos os que o procurarem com sinceridade. O texto poderia ser lido assim: “Todo aquele que tem esta esperança e vive em permanente comunhão com Jesus”. O resultado será uma vida limpa.

4. POR QUE JESUS AINDA NÃO VOLTOU?

Cristo deseja que ninguém se perca, mas se arrependam, mas Ele não esperará para sempre. (2 Pedro 3:9)

5. O QUE ACONTECERÁ LOGO APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA?

5.1 NO CÉU: Ocorrerá o tribunal de Cristo.(Bema) – Não se trata de julgamento dos crentes. Nossos pecados já foram julgados na cruz do calvário. Estamos justificados. Será o julgamento das obras do crente: 2 Co 5:10; Rm 14:10.  Será nos ares, às portas do céu: 1 Ts 4:17. A finalidade é recompensar os crentes pelos serviços prestados enquanto viveram na terra: Ap 22:12; 1 Co 3:13,14.

5.2 NA TERRA: Ocorrerá a tribulação  – O anticristo se manifestará no mundo com muita popularidade e fará um acordo de paz com Israel.(Dn 9:27). Depois de três anos é meio romperá o acordo e se inicia-se a a Grande Tribulação. Os capítulos 6 a 9 de Apocalipse refere-se à 1ª fase da tribulação e do 10 ao 18 à 2ª fase. O objetivo da tribulação é salvar, derramar juízo sobre os desobedientes, preparar Israel para reconhecer o Messias e destruir o império do Anticristo. Leia mais: Mt 24. 1-44; Zc 13,8,9; Lc 19:11-27

6. A 2ª VINDA DE CRISTO(2ª FASE): SERÁ EM GLÓRIA COM OS ANJOS E A IGREJA GLORIFICADA

A volta de Jesus será  para derrotar pessoalmente o anticristo e julgar as nações que lutaram contra Israel durante a Grande Tribulação e implantar o Reino (1000 anos) Veja a diferença entre a 1ª e a 2ª fase:

FFFFD9"> FFFFD9">
1ª FASE: ARREBATAMENTO FASE: SEGUNDA VINDA EM GLÓRIA

Só os santos verão Mt 24:36

Cristo vem para a igreja. 1 Ts 4:17

Antes da Tribulação. Ap 3:10

Em público: (todo o olho verá) Ap 1:7

Cristo vem com a igreja. Jd 14; 1 Ts 3:13

Depois da tribulação. Mt 24:29-30

O arrebatamento será o maior acontecimento da história. Para o crente será o dia em que todo sofrimento terá fim e para sempre estaremos no lar celestial.(Hb 4:1-11) A única maneira de estar preparado, é manter em dia a comunhão com o Senhor Jesus Cristo. O resultado será uma vida irrepreensível. (1 Tessalonicenses 5:23)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

 

29 respostas
    • Nubia
      Nubia says:

      jesus vira sim,muitos fala que os crentes são loucos mas na verdade são eles que são por não acreditar você não acredita mas quando voce ver as coisas acontecerem,e a Biblia diz que essa tribulação e´a unica e nunca avera outra igual ou tribulação maior que essa ,e eu dou garaças a Deus que eu estou firme e forte na igreja fiel mesmo por isso eu agradeço o meu Deus aquele a de vir

      Responder
  1. robson
    robson says:

    Queridos irmãos o arrebatamento pré tribulacional não pode ser provado bíblicamente. Não seria melhor coloca-lo apenas como uma das TEORIAS a respeito dessa verdade ao invés de afirma-lo como certo?

    Responder
  2. ROLLINEI LOPES
    ROLLINEI LOPES says:

    Olá , concordo muito com a base de vcs também sobre o fim dos tempos , tem outro fator fortíssimo para pré tribulação , prestem muita atenção todos nessa frase , Paulo diz: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” O livro de Apocalipse, o qual lida principalmente com o período da Tribulação, é uma mensagem profética de como Deus derramará a Sua ira sobre a terra durante a Tribulação.

    Responder
    • Eduardo
      Eduardo says:

      A paz a todos, também concordo com um arrebatamento antes da tribulação,além dos textos já citados destaco também Ap 3:10 onde o Senhor diz assim: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança,também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro,para experimentar os que habitam sobre a terra”,percebam que o Senhor diz nos guardar da hora e não na hora da provação,podemos concluir com isto de um arrebatamento antes da tribulação, que Deus abençoe a todos fiquem na paz em nome de Jesus !

      Responder
  3. Klaylton Fernando
    Klaylton Fernando says:

    Esse texto edificou-me muito!

    Muito obrigado pelo texto esclarecedor, não só para mim, mas para todos que tiveram o privilégio de lê-lo. Gostei da forma simples e objetiva com que o assunto foi abordado.

    Responder
  4. max ribeiro
    max ribeiro says:

    Naquele dias muitos verão que a BÍBLIA SAGRADA QUANDO AFIRMA QUE O ARREBATAMENTO E AS ULTIMAS COISAS são reais, ficarão surpresos e arrependidos por não crerem nas Escrituras Sagradas.

    Responder
  5. valderi pereira borges
    valderi pereira borges says:

    O ARREBATAMENTO VAI SER SECRETO E INSTANTANEO 1 COR.15;50-54 A SEGUNDA VINDA VAI SER VISIVEL A TODOS APOC.1;7;MATEUS 24;29-30 ISSO,ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA SAO SEMELHANTES MAS EVENTOS SEPARADOS NO ENTANTO,E CRUCIALMENTE IMPORTANTE RECONHECER AS DIFERENÇAS JESUS VIRA COM AS NUVEM OU SOBRE AS NUVEM… AMEM

    Responder
  6. Alexandre
    Alexandre says:

    Se em Ap 20:1-3 e 7-9 diz que o diabo ficará preso por mil anos e quando solto arregimentará a todos os que não participaram da primeira ressurreição para ir contra a cidade santa. E que esta massa humana tentará invadir a cidade santa e o nosso Senhor Jesus se levantara sobre a cidade e descerá fogo que aniquilará a estes. Minha dúvida é: Se os que ficarem depois do arrebatamento secreto terão oportunidade de durante a tribulação se aperfeiçoarem e ainda serem salvos por Jesus?

    Responder
    • Joel Barros/Semeador
      Joel Barros/Semeador says:

      Sim, depois durante a grande tribulação ainda haverá salvação, obviamente em condições muito mais difíceis que no tempo presente. Ou serão mortos pelo anticristo ou escaparão até o final para ingressarem no milênio, é claro somente os que se recusarem a marca da besta e receberem a Cristo como Salvador. Sobre este período de dificuldade Jesus falou em Mateus 24.21 que “se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”

      Responder
      • Leandro
        Leandro says:

        Amigão ta tudo errado camarada não existe segunda chance não há provas bíblicas para este assunto esse texto está totalmente fora de contexto pois as escrituras não dão prova sobre isso é lamentável usar a Bíblia para basear as suas convicções

        Responder
        • joelbarros
          joelbarros says:

          Caro irmão Leandro.
          Falamos que haverá salvação em condições muito difíceis em relação aos nossos dias. Examine Apocalipse 7.13,14: “E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Se estas pessoas foram ao céu obviamente estão salvas.

          Responder
  7. Pb.Marcos
    Pb.Marcos says:

    A paz do Senhor Jesus é verdade Elinaldo concordo, e parabenizo a todos por expressarem suas opiniões respeitando as opiniões dos outros
    maravilha que Deus os abençoe.

    Responder
  8. andré marques
    andré marques says:

    Lindo estudo é oque esta faltando nos tempos que estamos vivendo é falar mais sobre a volta de Cristo infelizmente nao se vê mais falando da volta de Jesus em nossas igrejas mais ele vem e não demora
    Ora Vem Senhor Jesus. Maranata!!!!

    Responder
  9. Rose Alves
    Rose Alves says:

    Amados de tudo que tenho lido neste estudo é certo. Precisamos estar vigilantes e preparados para a vinda de Jesus. vigiai e orai. viver eternamente com cristo, então somente creia. A paz do senhor Jesus.

    Responder
  10. isabella
    isabella says:

    ótimo o texto, realmente aprendi mas do que já sabia que Deus abençoe vcs e que continuem a publicar estudos maravilhosos assim! creio na vinda do nosso senhor jesus e estamos aguardando ele vim! já estar no tempo!!! obg pessoal paz de cristo a todos amem

    Responder
  11. Leonilda
    Leonilda says:

    Só digo uma coisa aquele que crê e for batizado será salvo ,aquele que não crê será condenado .mas Deus nosda. Sempre uma chance para nós nos arrependernos .

    Responder
  12. alexsandro ribeiro
    alexsandro ribeiro says:

    queridos irmãos, sou pentecostal, sobre o arrebatamento já busquei muito, já contestei muito, e decidir que não importa mais, se é antes ou depois da grande tribulação, o que importa é que devemos se preocupar em ser servo do senhor todos os dias, não importa se vai ser antes ou depois. se o arrebatamento fosse hoje será que você estaria preparado? vigiai e orai! e deixar Deus fazer a sua vontade, amém. A paz do senhor para todos.

    Responder
  13. Sinesio Gasparello
    Sinesio Gasparello says:

    Hoje em dia as pessoas estão mais interessada em dinheiro e Bens materiais do que no espiritual a verdade é que os 2 tem que andar juntos
    Deus a de levar os escolhidos de surpresa ele vem como um ladrão e olha daquele que não estiver Preparado vai ficar na Tribulação e poderá ainda ter a segunda chance em ser salvo…

    Deus mostra para essas Pessoas que eles estão erradas sobre sua Volta em nome de Jesus…

    Responder
  14. Maria Vital
    Maria Vital says:

    Sem dúvida é um assunto que divide muitos ponto de vistas, tem muita gente que fala que Jesus ainda vai vir 2 vezes a terra outras que apenas 1. Eu contudo estou cuidando apenas de guardar a minha fé e me manter na observância da palavra de Deus afim de está pronta para qualquer momento.

    Responder
  15. Fernando Jacinto Janota
    Fernando Jacinto Janota says:

    Concordo plenamente. O arrebatamento irá ocorrer num abrir e fechar de olhos. Numa altura em que muitos estarão ocupados e preocupados com as coisas do mundo. Será este momento que irá acontecer o arrebatamento.Por isso a palavra de Deus adverte-nos a vigiar e estar sempre preservando para não sermos surpreendido naquele dia. Muitos pensam que isso é apenas história ou anedota, mas a palavra de Deus diz que será uma realidade.
    Irmão, asseguremos a palavra de Deus com seriedade e sinceridade.

    Responder
  16. JOANA DARC BRABO PACHECO
    JOANA DARC BRABO PACHECO says:

    Acredito plenamente no arrebatamento da igreja e na volta gloriosa de Cristo com a igreja por isso devemos proceder de forma esperançosa na volta de Cristo e alertar e salvar a humanidade da grande tribulação edo governo do anticristo será tenebroso para os que ficaram, terão oportunidade mas será muito difícil sem ajuda do ESPÍRITO SANTO, sem o poder da palavra sem a graça de DEUS,com muita opressão demoníaca da parte do anticristo, vamos permanecer firmes até o final e garantir a nossa salvação , da nossa família, toda humanidade, DEUS abençoe

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *