DISCIPULADO / Estudo Bíblico 12/14: O Batismo no Espírito Santo

A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter.[tooltip tip=”Lc 1:14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Lc 1:15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. Lc 1:16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Lc 1:17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”]Lucas 1:14-17[/tooltip] A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do o fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, imerso na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.

batismo-espirito-santo

1. EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:

  • No cenáculo. ([tooltip tip=” Atos 2:2,3 – Versão ARA 2. de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.”]At 2:2,3[/tooltip])
  • Na casa de Cornélio. ([tooltip tip=” Atos 10:44 – Versão ARA 44. Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”]At 10:44[/tooltip])
  • Na vida de Paulo. ([tooltip tip=” 1 Corintios 14:18 – Versão ARA 18. Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.”]1 Co 14:18[/tooltip])

Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como João Batista em. ([tooltip tip=”Lucas 1:13-15 – ARA 13. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 14. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.”]Lc 1:13-15[/tooltip]), Isabel em. ([tooltip tip=” Lucas 1:41 – Versão ARA 41. Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.”]Lc 1:41[/tooltip]), Zacarias em. ([tooltip tip=”Lucas 1:67-69 – Versão ARA 67. Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, 69. e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo,”]Lc 1:67-69[/tooltip]) e Simeão em. ([tooltip tip=” Lucas 2:25 – Versão ARA 25. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.”]Lc 2:25[/tooltip]). Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi assinalado assim: eles falaram em línguas. Em Atos 2:4 lemos: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

2. A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

  • Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. ([tooltip tip=”Atos 1:8 – Versão ARA 8. mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”]At 1:8[/tooltip]) e ([tooltip tip=” Atos 4:31-33 – Versão ARA 31. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. 33. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.”]At 4:31-33[/tooltip])
  • Produzir mais conversões. ([tooltip tip=”Atos 11:22-24 – Versão ARA 22. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. 23. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. 24. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.”]At 11:22-24[/tooltip])
  • Dar visão dos perdidos. ([tooltip tip=”Atos 16:9,10 – Versão ARA 9. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 10. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.”]At 16:9,10[/tooltip]), ([tooltip tip=”Atos 18:9-11 – Versão ARA 9. Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; 10. porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. 11. E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.”]At 18:9-11[/tooltip])
  • Proporcionar mais intimidade com Deus e assiste em nossas fraquezas. ([tooltip tip=” 1 Co 14:4 -Versão ARA 4. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.”]1 Co 14:4[/tooltip]; [tooltip tip=”Romanos 8:26 -Versão ARA 26. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”]Rm 8:26[/tooltip])
  • Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. ([tooltip tip=” 1 Corintios 12:11 -Versão ARA 11. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”]1 Co 12:11[/tooltip])
  • Capacitar-nos a desbaratar o inimigo. ([tooltip tip=”2 Corintios 10:4,5 -Versão ARA 4. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5. e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”]2 Co 10:4,5[/tooltip])

3. COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Não existem regras específicas para receber o batismo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção:

  • Obedecer a Palavra. ([tooltip tip=” Atos 5:32 -Versão ARA 32. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.”]Atos 5:32[/tooltip])
  • Desejar. (ter sede) ([tooltip tip=” João 7:37-39 -Versão ARA 37. No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.”]Jo 7:37-39[/tooltip]).
  • Buscar com perseverança. ( [tooltip tip=” Lucas 11:13 -Versão ARA 13. Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”]Lc 11:13[/tooltip]; [tooltip tip=” Atos 1:4 -Versão ARA4. E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.”]At 1:4[/tooltip])
  • Confiar que vai receber. ([tooltip tip=”Marcos 11:24 -Versão ARA 24. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”]Mc 11:24[/tooltip]; [tooltip tip=”1 João 5:14.15 -Versão ARA 14. E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”]1 Jo 5:14.15[/tooltip])

A busca pelo batismo com o Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo está disponível a todos que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos incluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Ore com alegria e deleite-se no Senhor ([tooltip tip=” Salmos 37:4 -Versão ARA 4. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.”]Salmos 37:4[/tooltip]) Se o inimigo sussurrar que você não vai ser batizado, não creia, continue glorificando a Deus. Satanás sempre vai se opor a este revestimento porque ele sabe que um crente revestido do poder do alto sempre atuará de forma ofensiva contra o reino das trevas. Em Cristo somos mais que vencedores.

Veja o vídeo abaixo sobre o ato de falar em línguas. Muito importante

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

8 respostas
  1. Ademir Silva dos Santos
    Ademir Silva dos Santos says:

    Eu gostaria de saber por que ainda não fui batizado com o Espírito Santo? Eu sou evangelista pela misericórdia do meu Senhor Jesus. Já tenho 14 anos de convertido por isso eu peço mandar-me uma resposta, por que às vezes eu fico entristecido por que eu vejo todos os meus irmãos sendo envolvidos falando em línguas eu às vezes até eu penso que é empolgação ou que eles aprendem fazer essas coisas. Manda um email e me responda, por favor. Que o Espírito Santo te encha de unção e que me der uma explicação conveniente e que eu venha entender, por favor. Que Deus lhe abençoe…

    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Querido irmão Ademir
      Graça e paz amado.
      Este estudo que colocamos à disposição dos irmãos é somente para ajudá-los na capacitação para fazer a obra de Deus. Entretanto conhecemos muitos irmãos que atuam na obra de Deus, mas que ainda não receberam o dom celestial. Não temos condições de dar aqui uma explicação plausível para o irmão. Sugerimos que o amado adquira um livro muito importante que trata desse assunto: “Como Receber o Espírito Santo” – Donald Gee – CPAD. Neste livro o autor fala com muita sabedoria sobre assunto mencionando algumas observações que devem ser consideradas para aqueles que querem receber o batismo com o Espírito Santo.

    • Felipe
      Felipe says:

      Irmão, não fique triste com isso. A maior alegria que um cristão tem é ser salvo em Cristo Jesus. Seus pecados são perdoados constantemente, até porque para o homem é impossível não pecar. A ira de Deus que viria sobre você foi toda dirigida a Cristo Jesus, e você não tem mais acusador. Não importa o que aconteça com você, Cristou já se entregou e você é remido pela Graça de Deus, não por esforço próprio. Se você realmente aceitou a oferta de Cristo e isso gera arrependimento em sua vida pelos seus pecados, você não precisa se precisar com Batismo no Espírito Santo. Até porque você já é cheio do Espírito Santo. Sim, isso mesmo. Arrependimento e conversão já nos enchem do Espírito Santo. Não importa o que vem depois. Quando você entender a obra de Cristo por você, não importa mais nada. Cristo é suficiente. Abraços!!

    • Camilla
      Camilla says:

      Querido irmão Ademir, tenho certeza de que se você se entregar totalmente sem se preocupar com os que estão te vendo e clamar a Deus, com certeza ele vai te batizar! A gente só recebe aquilo que dá, então dê o seu melhor para Deus 😀
      Ah, nunca coloque o batismo em 1 lugar na sua vida espiritual, isso pode trazer atrasos a seu batismo… O importante é que ele vive em você e quando vc estiver louvando de coração aberto, pra se encher do Espirito Santo, vc vai ver como é bom! Deus te abençoe! Espero que tenha gostado do meu comentário… espero ter ajudado! Fica na paz

  2. JOAO ALEIXO
    JOAO ALEIXO says:

    Não cabe a nós criaturas determinar o dia ou a hora do nosso batismo
    mas a Deus, que batiza aqueles que estão preparados e neles confiam e esperam. A sua ansiedade mostra que você ainda não esta preparado porque exige de Deus aquilo que lhe é peculiar e só os mansos e humildes de coração rebebem este selo na hora e no tempo de Deus a sua angustia demonstra a sua pouca fé e sem fé nada se concretiza no reino dos céus.
    Deus quer te batizar mais você ainda não esta maduro o suficiente para ser batizado o que esta faltando só você e Deus sabem porque Ele conhece o coração do homem.

    • Giscar
      Giscar says:

      Irmão a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo,vejo que o irmão esta passando pelo mesmo problema que eu estou a espera pelo batismo, sei como o irmão se sente e sei como é difícil ver todos falando em língua estranha e você não conseguir, não vou dizer que superei isso em minha vida por que sofro ate hoje, mas uma coisa com o tempo eu aprende foi para de repara os outros e tentar busca para mim, por que enquanto eu ficava olhado os outro eu não me ligava com o reino de Deus, quando passei a fazer isso percebe que comecei a sentir algo diferente em minha vida, percebe que meu corpo reagiu diferente e a presença de Deus foi mais viva em minha vida, então sente minha língua enrola e comecei a falar coisa que eu não sabia pronunciar, fiquei com medo e parei de orar porque pensei que alguém iria me criticar porque estava inventando falar em língua estranha, ate ir no culto da sede quando o pastor usado por Deus falou, que as vezes retemos o Espirito Santo em nossa vida por pensamos que estamos querendo imitar a língua de outro irmão e não percebemos que é Deus que esta querendo nos Selar também, aquilo foi uma lição para mim e hoje não me importo mais por quem esta próximo eu quero é adorar a Deus.

  3. Suzete Paes
    Suzete Paes says:

    Querido irmão
    Frequentemente busco palavras sobre falar em línguas..O Espírito Santo testifica em meu coração o meu batismo.Fiz Encontro com Deus na minha igreja e fui tremendamente tocada física e espiritualmente pelo Santo espírito..Sementes foram lançadas e hj sou uma nova criatura em Cristo. Jesus …Glorifico a Deus através de alguns dons q ele me agraciou, mas o falar em línguas ,não. Entao irmão ,creio que mesmo sem falar em línguas , nosso bom Deus nos faz morada e nos usa para sua honra e Glõria..
    A paz irmão

Os comentários estão fechados.