DISCIPULADO / Estudo Bíblico 12/14: O Batismo no Espírito Santo

A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter.Lucas 1.14-17 A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do o fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, imerso na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.

batismo-espirito-santo

1. EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:

  • No cenáculo. (At 2:2,3)
  • Na casa de Cornélio. (At 10:44)
  • Na vida de Paulo. (1 Co 14:18)

Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como João Batista em. (Lc 1:13-15), Isabel em. (Lc 1:41), Zacarias em. (Lc 1:67-69) e Simeão em. (Lc 2:25). Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi assinalado assim: eles falaram em línguas. Em Atos 2.4 lemos: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

2. A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

  • Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. (At 1:8) e (At 4:31-33)
  • Produzir mais conversões. (At 11:22-24)
  • Dar visão dos perdidos. (At 16:9,10), (At 18:9-11)
  • Proporcionar mais intimidade com Deus e assiste em nossas fraquezas. (1 Co 14:4; Rm 8:26)
  • Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12:11)
  • Capacitar-nos a desbaratar o inimigo. (2 Co 10:4,5)

3. COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Não existem regras específicas para receber o batismo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção:

  • Obedecer a Palavra. (Atos 5:32)
  • Desejar. (ter sede) (Jo 7:37-39).
  • Buscar com perseverança. ( Lc 11:13; At 1:4)
  • Confiar que vai receber. (Mc 11:24; 1 Jo 5:14.15)

A busca pelo batismo com o Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo está disponível a todos que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos incluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Ore com alegria e deleite-se no Senhor (Salmos 37:4) Se o inimigo sussurrar que você não vai ser batizado, não creia, continue glorificando a Deus. Satanás sempre vai se opor a este revestimento porque ele sabe que um crente revestido do poder do alto sempre atuará de forma ofensiva contra o reino das trevas. Em Cristo somos mais que vencedores.

Veja o vídeo abaixo sobre o ato de falar em línguas. Muito importante

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

8 respostas
  1. Ademir Silva dos Santos
    Ademir Silva dos Santos says:

    Eu gostaria de saber por que ainda não fui batizado com o Espírito Santo? Eu sou evangelista pela misericórdia do meu Senhor Jesus. Já tenho 14 anos de convertido por isso eu peço mandar-me uma resposta, por que às vezes eu fico entristecido por que eu vejo todos os meus irmãos sendo envolvidos falando em línguas eu às vezes até eu penso que é empolgação ou que eles aprendem fazer essas coisas. Manda um email e me responda, por favor. Que o Espírito Santo te encha de unção e que me der uma explicação conveniente e que eu venha entender, por favor. Que Deus lhe abençoe…

    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Querido irmão Ademir
      Graça e paz amado.
      Este estudo que colocamos à disposição dos irmãos é somente para ajudá-los na capacitação para fazer a obra de Deus. Entretanto conhecemos muitos irmãos que atuam na obra de Deus, mas que ainda não receberam o dom celestial. Não temos condições de dar aqui uma explicação plausível para o irmão. Sugerimos que o amado adquira um livro muito importante que trata desse assunto: “Como Receber o Espírito Santo” – Donald Gee – CPAD. Neste livro o autor fala com muita sabedoria sobre assunto mencionando algumas observações que devem ser consideradas para aqueles que querem receber o batismo com o Espírito Santo.

    • Felipe
      Felipe says:

      Irmão, não fique triste com isso. A maior alegria que um cristão tem é ser salvo em Cristo Jesus. Seus pecados são perdoados constantemente, até porque para o homem é impossível não pecar. A ira de Deus que viria sobre você foi toda dirigida a Cristo Jesus, e você não tem mais acusador. Não importa o que aconteça com você, Cristou já se entregou e você é remido pela Graça de Deus, não por esforço próprio. Se você realmente aceitou a oferta de Cristo e isso gera arrependimento em sua vida pelos seus pecados, você não precisa se precisar com Batismo no Espírito Santo. Até porque você já é cheio do Espírito Santo. Sim, isso mesmo. Arrependimento e conversão já nos enchem do Espírito Santo. Não importa o que vem depois. Quando você entender a obra de Cristo por você, não importa mais nada. Cristo é suficiente. Abraços!!

    • Camilla
      Camilla says:

      Querido irmão Ademir, tenho certeza de que se você se entregar totalmente sem se preocupar com os que estão te vendo e clamar a Deus, com certeza ele vai te batizar! A gente só recebe aquilo que dá, então dê o seu melhor para Deus 😀
      Ah, nunca coloque o batismo em 1 lugar na sua vida espiritual, isso pode trazer atrasos a seu batismo… O importante é que ele vive em você e quando vc estiver louvando de coração aberto, pra se encher do Espirito Santo, vc vai ver como é bom! Deus te abençoe! Espero que tenha gostado do meu comentário… espero ter ajudado! Fica na paz

  2. JOAO ALEIXO
    JOAO ALEIXO says:

    Não cabe a nós criaturas determinar o dia ou a hora do nosso batismo
    mas a Deus, que batiza aqueles que estão preparados e neles confiam e esperam. A sua ansiedade mostra que você ainda não esta preparado porque exige de Deus aquilo que lhe é peculiar e só os mansos e humildes de coração rebebem este selo na hora e no tempo de Deus a sua angustia demonstra a sua pouca fé e sem fé nada se concretiza no reino dos céus.
    Deus quer te batizar mais você ainda não esta maduro o suficiente para ser batizado o que esta faltando só você e Deus sabem porque Ele conhece o coração do homem.

    • Giscar
      Giscar says:

      Irmão a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo,vejo que o irmão esta passando pelo mesmo problema que eu estou a espera pelo batismo, sei como o irmão se sente e sei como é difícil ver todos falando em língua estranha e você não conseguir, não vou dizer que superei isso em minha vida por que sofro ate hoje, mas uma coisa com o tempo eu aprende foi para de repara os outros e tentar busca para mim, por que enquanto eu ficava olhado os outro eu não me ligava com o reino de Deus, quando passei a fazer isso percebe que comecei a sentir algo diferente em minha vida, percebe que meu corpo reagiu diferente e a presença de Deus foi mais viva em minha vida, então sente minha língua enrola e comecei a falar coisa que eu não sabia pronunciar, fiquei com medo e parei de orar porque pensei que alguém iria me criticar porque estava inventando falar em língua estranha, ate ir no culto da sede quando o pastor usado por Deus falou, que as vezes retemos o Espirito Santo em nossa vida por pensamos que estamos querendo imitar a língua de outro irmão e não percebemos que é Deus que esta querendo nos Selar também, aquilo foi uma lição para mim e hoje não me importo mais por quem esta próximo eu quero é adorar a Deus.

  3. Suzete Paes
    Suzete Paes says:

    Querido irmão
    Frequentemente busco palavras sobre falar em línguas..O Espírito Santo testifica em meu coração o meu batismo.Fiz Encontro com Deus na minha igreja e fui tremendamente tocada física e espiritualmente pelo Santo espírito..Sementes foram lançadas e hj sou uma nova criatura em Cristo. Jesus …Glorifico a Deus através de alguns dons q ele me agraciou, mas o falar em línguas ,não. Entao irmão ,creio que mesmo sem falar em línguas , nosso bom Deus nos faz morada e nos usa para sua honra e Glõria..
    A paz irmão

Os comentários estão fechados.