DISCIPULADO / Estudo Bíblico 06/14: A Fé – Plena confiança na Palavra de Deus

SIGNIFICADO DA FÉ

A fé é a expressão máxima da natureza religiosa do homem. Quando recebemos a Cristo como Salvador Deus pôs em nós uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de uma confiança cega ou sem fundamento. É a confiança plena na Palavra de Deus pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, de seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e diga-se de passagem: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo. Em João 14.17 lemos assim: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

1.A FÉ QUE NOS FOI DADA

Em Judas 3 lemos: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia. Em Colossenses 2.6-8 lemos: “como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens.”

 2.A FÉ É PROVISÓRIA

fe

Após o arrebatamento da igreja não necessitaremos mais de fé, tendo em vista que estaremos pessoalmente com Cristo. O que devemos fazer até a chegada desse dia glorioso? Confiar a cada dia nas promessas de Deus crendo para contemplar a glória de Deus. Jesus disse a Marta: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (João 11.40) Em Hebreus 11.6 lemos assim: “ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

 3.SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS. POR QUE?

Quando duvidamos da Palavra de Deus insinuamos que ela não é verdade e toda dúvida acerca da Palavra procede diretamente do diabo. O diabo pretende minar o fundamento de nossa fé que é a Palavra. Tenhamos cuidado com pensamentos dessa natureza! Desde o início do mundo ele tem usado esta estratégia. Quando estávamos no mundo, o diabo nos enganava sussurrando que poderíamos viver de qualquer maneira sem ser necessário obedecer a Palavra de Deus, e que no final tudo sairia muito bem. Entretanto Cristo diz diferente. Ele orou por nós assim: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.14-17) Deus nos quer afastado do sistema deste mundo perverso. Essa é a prova do novo nascimento. Em 1 João 5.4 está escrito: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

 4.A IMPORTÂNCIA DA FÉ

A fé é a nossa condição de vida! Está escrito: “o justo viverá da fé.” (Gálatas 3.11b) Sem ela seremos como um barco à deriva. Em 1 Timóteo 1.19 lemos assim: “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”  Veja em sua Bíblia outras considerações acerca da importância da fé:

 Somos salvos pela graça por meio da fé. (Ef 2.8,9)
 Temos acesso a Cristo pela fé. (Ef 3.12)
 Cristo habita em nossos corações pela fé. (Ef 3.17)
 A fé é um escudo para proteção da alma. (Ef 6.16;
 Somos guardados pela fé. (1 Pe 1.5; 1 Co 1.24)
As promessas de Deus são recebidas paciência e fé. (Hb 6.12,15; 11.33)

5.CONSEQUENCIAS DA FALTA DE FÉ

A fé é o princípio da obediência. Só obedece quem tem fé e só tem fé quem obedece. Portanto não praticar a Palavra de Deus significa não ter fé nele. Se alguém não crê na eficiência da Palavra de Deus tal pessoa viverá segundo o seu próprio pensamento ou viverá enganada, daí a desobediência e o fracasso espiritual. Por isso Cristo falou: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

6.COMO SE EXPRESSA A FALTA DE FÉ NA PALAVRA DE DEUS

Viver de forma materialista (avarenta) Em 1 Tm 6.10 lemos: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Cristo nos ensinou a combater a avareza. Em Lucas 12.31 lemos: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Em Hebreus 10.38,39 lemos também: “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”

7.UM ALERTA SOBRE NOSSOS SENTIMENTOS

Fiquemos certo que enfrentaremos muitas lutas e obstáculos. Cristo não escondeu isto de ninguém. Ele falou assim: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33) O mandamento de Cristo é ter bom ânimo, ou seja, manter-se animado apesar das circunstâncias. Não podemos servir a Deus com base em nossos sentimentos, pois eles mudam! Vejamos o exemplo do apóstolo Paulo quando enfrentou algumas dificuldades: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos, trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos” (2 Coríntios 4.7-10) Já pensou se ele se deixasse ler levado pelas emoções?

8.DEUS JÁ GARANTIU A NOSSA VITÓRIA

Como dissemos, em nossa jornada cristã surgirão muitos obstáculos que desafiarão a nossa fé. Nestes momentos tenhamos plena confiança nas promessas de Deus e aprendamos a descansar nele. Ter fé significa colocar-se inteiramente na dependência de Deus sabendo que Ele cuidará de nós. Disse o Pr. Charles Stanley: “Desânimo e entusiasmo são questões de escolha.” De fato, quando mudamos a nossa mente sabendo que Deus está no controle de qualquer situação somos vitoriosos. Nos dias do profeta Habacuque a escassez de alimentos era um grande problema. O profeta poderia ter ficado triste e abatido, mas como ele se comportou? Ele escolheu descansar na soberania de Deus! Habacuque se expressou assim: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc 3.17,18) Esta é a escolha certa que devemos aprender em nosso caminhar com Cristo.

9.PROMESSAS DE DEUS PARA FORTALECER A FÉ

Aprendemos com o profeta Habacuque que devemos deleitar-nos no Senhor. Há centenas de promessas de Deus para o seu povo. Vamos citar aqui apenas algumas para não alongar muito o nosso estudo:

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” (Salmos 27.14)

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Efésios 6.10)

“A alegria do Senhor é a vossa força.” (Neemias 8.10b)

“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” (Salmos 91.2)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaias 41.10)

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Deuteronômio 31.8)

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Salmos 34.7)

“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” (Salmos 91.7)

“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.” (Romanos 16.20)

10.CONCLUSÃO

Após considerar o cuidado especial de Deus por nós, resta-nos alegar-nos diariamente por esse grande privilégio. De tudo que aprendemos neste estudo, veja os 5 passos fundamentais para manter a fé fortalecida:

Meditar na Palavra. (Leia Josué 1.8; Sl 19.8; Jr 15.16; Sl 119.133)
Separarmos tempo para a oração. (Lucas 6.12; 18.7,8)
Congregar-nos regularmente. (Hebreus 10.25)
Trabalhar na evangelização. (1 Tessalonicenses 1.8)
Sermos agradecidos (Romanos 4.20; Fp 2.14)

Que vivamos por fé, e não por vista. (2 Coríntios 5.7) Este é o plano de Deus para a vida de seus fiéis. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Fp 1.6)

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1.6)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

 

41 respostas
  1. Raquel
    Raquel says:

    Glórias a Deus pelo site Semeador!
    Estava procurando estudos sobre fé para enriquecer uma aula que vou dar e achei este site.
    Muito jóia, pois tem seus estudos com embasamento total na Biblia. Com citação de muitos versiculos e bem objetivo.
    Gostei muito e peço licença para copiar os estudos para dar na aula.
    Deus os abençõe e continue postando mais estudos
    Fraternos abraços
    Raquel

    Responder
  2. Valdinez
    Valdinez says:

    Deus abençoe a todos os responsáveis pela organização deste site e estudo, pois foi de grande aproveito e edificação espiritual para mim, peço a autorização para utilizar este estudo como subsidio para uma palavra.

    Responder
  3. Milene
    Milene says:

    Gostei muito deste site e pretendo ficar firme nos estudos abençoados. É só bençao! Parabéns a toda equipe por ter dado liberdade ao Espírito Santo nos ensinar.

    Responder
  4. Elson
    Elson says:

    Muito bom o etudo da palavra de DEUS. Que DEUS continue abençoando e se sentir de DEUS me mande estudos por e-mail. Paz do Senhor Jesus e fique cada vez mais firme com Jesus.

    Responder
    • EDNO FERREIRA
      EDNO FERREIRA says:

      A fé é a primeira condição para entrarmos no céu, depois a esperança, isto é esperamos naquilo que não vemos, mas cremos, depois o mais importante que é o amor! Porque no céu não precisamos de fé, nem a esperança, pois, estaremos na condição gloriosa e só o amor reinará, porque Deus é amor!

      Responder
  5. Luzia
    Luzia says:

    muito maravilhoso estive a ler todo o estudo e senti maravilhada.DEUS O ABENÇOE CADA VEZ MAIS .
    PEÇO LIÇENSA PARA EU COPIAR ESTE ESTUDO AMEI E EU ANDAVA A SERIO PROCURANDO ESTUDO MAGNIFICO SOBRE A FÉ.
    ABRAÇO E GRAÇA PAZ DO DEUS VIVO.

    Responder
  6. isaias Queiroz
    isaias Queiroz says:

    Eu agradeço a Deus por essa palavra maravilhosa,edficadora e que nos fortalece cada dia mais….. Deus abençoe esse ministerio poderosamente fica na paz

    Responder
  7. wallace silva
    wallace silva says:

    graça e paz,eu sou grandemente abençoado pelos estudos e consigo passar de forma clara e com amor para a igreja na escola bíblica dominical.

    Responder
  8. Lorena
    Lorena says:

    Uma Benção esse estudo, como é bom ler algo que nos motive e que complemente para o nosso conhecimento espiritual, que Deus abençoe cada um.

    Responder
  9. carlos
    carlos says:

    parabéns pelos estudos que são muito bem resumidos e quero dizer que me servem para discipular novos convertidos.
    Que Deus abençoe vosso ministério hoje e sempre. Juntos em favor das vidas.

    Responder
  10. paulo nunes
    paulo nunes says:

    Eu a gradeço a Deus e ao nosso senhor Jesus cristo por esta lição maravilhosa fico muito feliz por tudo eu estava precisando de uma maravilha a sim, o meu sonho e ser um pregador da palavra de Deus e ser usado por Deus e não usar Deus para ganhar Riqueza Matérias e sim espirituais para mim ter o direito da minha salvação.

    Responder
  11. gilmar
    gilmar says:

    Parabeniso a todos que Deus tem usado por este site de estudo biblico, para nos colocar a par de uma palavra rica, mais em alimento espiritual que nos faz crescer dia apos dia fazendo a obra, e ganhando vidas para Jesus

    Responder
  12. Marcelo Navarro
    Marcelo Navarro says:

    Muito bom esse estudo. Parabéns! Se o irmão me permite gostaria de deixar duas contribuições que penso que precisa ser ajustado com a verdade da palavra a qual tenho certeza é vontade do irmão.
    1) O amado irmão escreveu “Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo” na verdade o correto seria dizer que Ele só habita no coração daqueles que receberam pela fé Jesus Cristo em seus corações, o abandono do pecado é a consequências desse recebimento e não a causa. Do jeito que foi escrito traz um falso entendimento da meritocracia. Aliás o próprio ato de receber Jesus pela fé é graça não uma ação humana.
    “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”Ef2.8-9 como vc disse ela foi dados aos santos.

    2) “Só obedece quem tem fé e só tem fé quem obedece” apesar de ser uma linda frase de efeito, ela não está de acordo com as escrituras. É bem verdade que a fé e a obediência andam e mãos dadas, mas colocada desse jeito acredito que não seja a maneira mais correta de apresentar a importância da fé acompanhada pela obediência. Por exemplo temos a história de Jonas um profeta menor que tinha fé no Deus de Israel e deliberadamente resolveu não obedecer uma ordem direta de Deus. Vemos Davi um homem segundo o coração de Deus que tinha fé e desobedeceu a Deus quando tomou a mulher do seu próximo etc…

    Apenas para contribuir…

    Responder
  13. ALEX ESTEVÃO
    ALEX ESTEVÃO says:

    GLORIA A DEUS MUITO BOM O ESTUDO QUE DEUS CONTINUA DANDO GRAÇAA VCS PARA CONTINUAR COM ABENÇOANDO VIDAS COM ESTES ENSINAMENTOS DA PALAVRA DE DEUS.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.