presepio-jesus

O Nascimento de Jesus e a Interpretação Errada do Presépio

Você já parou para pensar se o seu presépio está correto? A interpretação popular do nascimento de Jesus como ocorrido em um estábulo rodeado de animais pode não refletir a realidade. Neste artigo, vamos analisar o texto bíblico e explorar uma interpretação alternativa sobre o local do nascimento de Jesus.

A interpretação popular

Muitos ilustradores antigos retrataram o nascimento de Jesus em um estábulo, baseados na menção de uma manjedoura no evangelho de Lucas. Essa interpretação se tornou popular e é frequentemente representada em presépios e canções de Natal. No entanto, essa interpretação ignora algumas informações presentes no texto bíblico.

Nada sobre um estábulo

A primeira observação importante é que o texto bíblico não menciona que Maria e José foram para um estábulo. Ele apenas diz que Jesus foi colocado em uma manjedoura, sem falar sobre o local em que Maria e José passaram a noite. A interpretação de que eles foram para um estábulo é uma suposição baseada em uma tradução incorreta de uma palavra grega.

Uma tradução equivocada

A palavra grega em questão é “katályma”, que geralmente é traduzida como pousada ou hospedaria. No entanto, estudos mais aprofundados indicam que essa palavra pode ser usada para se referir a qualquer lugar que tenha sido usado como alojamento. Por exemplo, a mesma palavra é usada para descrever a sala onde Jesus e seus discípulos celebraram a última ceia, uma casa particular.

Uso variado da palavra

O autor de um livro sobre a cultura da época dos Evangelhos argumenta que “katályma” pode se referir a diferentes tipos de acomodações, incluindo quartos em casas particulares onde os viajantes recebiam hospitalidade. Em uma casa típica na Palestina, havia uma sala onde os animais eram mantidos, um pouco mais baixa que a sala da família, com pequenas manjedouras para alimentá-los. Portanto, Maria e José podem ter ficado na sala principal da casa, onde o parto de Jesus ocorreu, já que o quarto de hóspedes era pequeno demais.

Maria e José em uma casa de família

Essa interpretação sugere que Maria e José estavam em uma casa de família, não em um estábulo. O quarto de hóspedes não tinha espaço suficiente, então o parto aconteceu na sala principal, provavelmente cercado por parentes. Essa visão também é reforçada pela frase de Lucas 2:39, que indica que, após o nascimento de Jesus, eles voltaram para sua própria cidade de Nazaré, o que implica que eles fizeram de Nazaré o seu lar.

presepio-jesus

Conclusão

Portanto, podemos questionar a imagem popular de Maria e José sozinhos em um estábulo, rodeados apenas por animais. O nascimento de Jesus pode ter ocorrido em uma casa de família, na sala principal, devido à falta de espaço no quarto de hóspedes. Essa interpretação alternativa nos convida a repensar a representação tradicional do presépio e a considerar diferentes perspectivas sobre o nascimento de Jesus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *