sumo-sacerdote-jesus

A Função do Sacerdote no Antigo e Novo Testamento

No Antigo Testamento, a figura do sacerdote era alguém que representava a Deus e fazia a mediação entre Deus e os homens. No Novo Testamento, também possuímos essa função, porém nem todos entendem o que é um sacerdócio.

Um sacerdote de Deus, em Cristo, tem deveres, funções e privilégios. Neste vídeo, vamos discutir esses aspectos para que você possa compreender o papel de um sacerdote de Deus.

Mediador do Relacionamento com Deus

Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;

Gn 14.18

No Antigo Testamento, a principal função do sacerdote era ser um mediador entre Deus e os homens. Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho como ofertas, mostrando a primeira vez na Bíblia a entrega de ofertas e sacrifícios.

Os sacerdotes eram responsáveis por mediar o relacionamento entre Deus e o povo. Se alguém quisesse oferecer sacrifícios a Deus, o sacerdote o fazia. Se alguém quisesse orar a Deus, o sacerdote participava desse momento.

Hoje, porém, esse relacionamento com Deus é mediado por Jesus. No contexto da igreja, o sacerdote tem um papel mais litúrgico, mas todos temos acesso direto a Deus através do sacerdócio de Jesus.

Aspectos Negativos do Sacerdócio

Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte.

Mateus 20.18

Apesar do papel importante dos sacerdotes na Bíblia, eles também possuem aspectos negativos. Em muitos momentos, foram desobedientes a Deus e o rejeitaram. Isso ocorreu tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Os sacerdotes foram repreendidos por sua incredulidade, desvios, prostituição, adultério, mentiras e parcialidades. Chegaram ao ponto de matar o Filho de Deus, o ápice de sua desobediência.

Infelizmente, isso também acontece nos dias de hoje. Muitos líderes religiosos agem como se fossem donos da igreja, decidindo tudo sem consultar Jesus. Esse aspecto negativo do sacerdócio está relacionado à ganância e ao desejo humano de ser como Deus.

Não Ser Parcial

Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.
Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia!

Mt 26:63

O sacerdote não pode ser parcial. Um exemplo disso é o julgamento injusto de Jesus conduzido pelos sacerdotes. Jesus foi preso à noite, sem um julgamento adequado, e os sacerdotes levantaram falsas testemunhas contra Ele.

Infelizmente, ainda vemos casos de líderes religiosos agindo de maneira parcial, encobrindo atos imorais, como pedofilia. Isso está errado e deve ser denunciado. O líder, como sacerdote, deve zelar pela pureza da igreja e pelo corpo de Cristo.

4. Todos Somos Sacerdotes

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

1Pe 2:9

Embora exista a função formal do sacerdote como líder da igreja, todos nós, em Cristo, somos sacerdotes. Somos um povo exclusivo de Deus, chamados para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a luz.

Como sacerdotes, representamos o Senhor através das nossas orações, palavras e testemunho. Temos autoridade espiritual e somos responsáveis por influenciar pessoas a servir a Deus. Devemos nos esforçar para servir a Deus no temor do Senhor e não sermos influenciados por este mundo mal.

5. O Grande Sacerdote Jesus Cristo

e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

Hb 10:21

O Senhor Jesus é o nosso grande Sacerdote. Ele é o único que pode representar perfeitamente Deus e mediar o relacionamento entre Deus e os homens.

sumo-sacerdote-jesus

Pode haver erros e fraquezas na igreja, assim como em seus líderes, mas Jesus é o grande Sacerdote sobre a casa de Deus. A igreja pertence a Ele e não será vencida pelas portas do inferno.

Olhando para Jesus, podemos ter paz no meio do povo de Deus, sabendo que Ele é quem sustenta Sua igreja. Apesar de qualquer autoridade terrena, Jesus é o Senhor da igreja e ninguém pode tirá-Lo desse lugar.

Conclusão

Que possamos entender o nosso papel como sacerdotes de Deus e influenciar as pessoas a servi-Lo. Jesus é o nosso modelo e o nosso grande Sacerdote, e devemos seguir Seu exemplo.

Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se no canal para receber mais vídeos como este. Compartilhe este vídeo com outras pessoas para que mais pessoas possam assistir aos nossos conteúdos. Até a próxima! Deus abençoe.

1 responder
  1. Ademilson Da Costa Silva
    Ademilson Da Costa Silva says:

    Obrigado Deus pelo desejo que o Senhor tem de nos ensinar tudo sobre o que o Senhor quer de nós por isso o tenho como maravilhoso e poderoso Deus

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *