jesus-encarnado-natal

O Mistério da Encarnação de Jesus Cristo

Revelando Deus aos homens

Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, João 1:14, nos diz que “o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade”. Isso nos revela uma das verdades centrais do evangelho: Deus, na pessoa de Jesus, se fez homem e encarnou para que a salvação pudesse ser concretizada.

Embora a Encarnação de Cristo seja um tema central do Evangelho, a festa anual que celebra o seu nascimento, o Natal, não é necessariamente uma ordenança bíblica. No entanto, é importante olharmos para essa festa à luz da perspectiva bíblica.

A Encarnação de Cristo na perspectiva bíblica

No livro de Filipenses, capítulo 2, a partir do versículo 5, o apóstolo Paulo nos diz que Jesus, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos e reconhecido em figura humana. Ele se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. Assim, ao nome de Jesus se dobrará todo joelho dos céus e da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Essa passagem nos mostra que Jesus, mesmo sendo Deus, decidiu se tornar homem, assumir uma forma humana e viver com todas as limitações que isso implica. Ele não deixou de ser Deus, mas abriu mão de usar atributos exclusivos de Deus, como a onipresença, a onisciência e a onipotência. Jesus não manifestou esses atributos durante seu ministério terreno.

Em relação à onipresença, Jesus estava limitado a um corpo e pregava o evangelho em uma cidade de cada vez. Quanto à onisciência, a Bíblia nos diz que ele crescia em sabedoria e conhecimento diante de Deus e dos homens. E em relação à onipotência, a Bíblia nos diz que Deus ungiu a Jesus com o Espírito Santo e Poder, e ele operava seus sinais e milagres como um homem ungido pelo Espírito Santo.

jesus-encarnado-natal

Jesus realizou seu ministério como homem, mas sua identidade divina não foi negada. Ele tinha um corpo formado para ele na terra, e isso é evidenciado tanto no relato do nascimento de Jesus em Mateus 1 e Lucas 1, quanto no texto do livro de Hebreus, que diz que um corpo foi formado para ele.

O mistério do Natal e a razão da Encarnação

O Natal, embora não seja uma ordenança bíblica, é uma tradição cristã que remonta desde o primeiro século. É uma oportunidade de proclamarmos a vinda de Jesus para nos salvar. É o reconhecimento de que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Assim como no caso da Páscoa, em que falamos da morte e ressurreição de Jesus, no Natal falamos da Encarnação de Cristo.

A Encarnação de Jesus tem vários propósitos. Um deles é revelar Deus aos homens. A Bíblia nos diz que “ninguém jamais viu a Deus, o Deus unigênito, que está junto do Pai, o revelou” (João 1:18). Jesus veio para que pudéssemos conhecer Deus de forma íntima e pessoal, através de sua vida, ensinamentos e sacrifício.

Além disso, Jesus veio para fazer o que Adão falhou em fazer. Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus para ser um cabeça de raça e reproduzir uma linhagem à semelhança de Deus. No entanto, através do pecado de Adão, o pecado entrou no mundo e a humanidade se afastou da imagem de Deus. Jesus veio como o último Adão, para gerar pessoas semelhantes a Deus e restaurar a imagem divina em nós.

A Encarnação também possibilitou que Jesus se tornasse o sacerdote perfeito e o substituto perfeito. Ele foi tentado em todas as coisas e pode se compadecer de nós em nossas fraquezas. Ele viveu como um ser humano, experimentando fome, cansaço e todas as dificuldades da vida, mas sem pecar. Assim, ele se tornou o sacrifício perfeito pelos nossos pecados.

Por fim, a Encarnação de Jesus também teve o propósito de vencer o diabo e promover o derramamento de sangue como sacrifício perfeito. Jesus veio como homem para derrotar Satanás, o anjo caído, de uma forma humilhante. Ele foi aprovado em todas as tentações e venceu o diabo. Sua morte na cruz foi o sacrifício perfeito que nos trouxe a paz e condenou o pecado na carne.

A importância de compreender o mistério da Encarnação

A Encarnação de Jesus é o verdadeiro sentido do Natal para os cristãos. É o momento de celebrar e proclamar o Deus encarnado, que veio para nos salvar dos nossos pecados. Embora a festa do Natal não seja uma obrigação, é uma oportunidade especial para lembrarmos do grande amor de Deus por nós e da salvação que nos foi concedida.

Assim como o apóstolo Paulo nos exorta em Romanos 14, devemos evitar julgar uns aos outros por celebrar ou não o Natal. Cada um tem liberdade para escolher como celebrar ou não essa data. O importante é que todos compreendamos o motivo da Encarnação e celebremos e proclamemos Jesus Cristo como o nosso Salvador, todos os dias do ano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *