o que é o batismo com o espirito santo

Batismo Com o Espírito Santo

De que forma ele existe?

Todos nós sabemos que o tema batismo com o Espírito Santo sempre foi motivo de grandes debates e divisões teológicas no meio cristão há muitos anos. A doutrina do batismo com o Espírito Santo e suas manifestações até hoje é um tema muito polêmico no meio evangélico. Por conta disso vários ministérios foram divididos, e outros fundados, apenas por uns creem de uma forma e outros não.

Na verdade, o que acontece é o seguinte: há um grupo que crê que o batismo com o Espírito Santo acontece no momento em que a pessoa se torna uma nova criatura, ou seja, quando ela recebe a Jesus como Senhor, e é batizada em nome Dele, logo todos os cristões já são batizados no Espírito Santo. Já o outro grupo crê que o batismo com o Espirito Santo é um acontecimento à parte, eles creem que é sim para todos, mas nem todos recebem, por se tratar de uma promessa onde a base é a fé, logo se a pessoa não crê não pode experimentar desse revestimento de poder.

Nota: Este artigo tem o objetivo apenas de argumentar e respaldar biblicamente a quilo que cremos, afirmamos que não temos nem uma pretensão ou objetivo de exaltar ou menosprezar algum desses grupos de irmão por pensarem diferente, até porque todos os cristãos batizados em Jesus fazem porte do mesmo corpo que é a igreja de Cristo. e oramos para que este estudo possa nos ensinar e edificar a fé de todos em nome de Jesus amém.

 

Mas o que a Bíblia fala sobre isso?

Texto principal sobre o tema é Atos 19:1-7

Atos 19:1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 19:2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. 7 E eram ao todo uns doze homens.

O nosso texto áureo apresenta claramente três tipos distintos de batismo, vs-3 o batismo de João, vs-5 o batismo de Jesus, vs-6 o batismo com o Espírito Santo, levando essa afirmação em consideração devemos estudar separadamente cada um deles dessa forma compreender melhor sobre o batismo com o Espírito Santo.

Fé nas promessas

É pela fé que recebemos tudo que Deus nos prometeu na sua palavra, isso é uma graça maravilhosa, Rm 5:2, sabemos também que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, Rm 10:17. poderíamos citar vários e vários textos para fundamentar ainda mais a nossa afirmação, como por exemplo: Hb 11:6, e Ef 2:8.

Cremos que com base nas promessas de Deus pai à igreja teremos uma maior
compreensão do assunto. Lemos em Sal 119:162. lemos
em Rm 4:20-21, Gl 3:16. Queremos dizer que as promessas foram feitas à Jesus, mas fomos feitos herdeiros em Cristo de todas elas, não só das promessas que dizem respeito a salvação e vida eterna 1Jo 2:25, mas também de todas as outras, por esta razão é que baseamos nosso estudo nas promessas feitas por Deus, e cremos que aquele que prometeu é fiel pra cumprir.

O Batismo de João

A promessa

João Batista tinha na verdade um mistério profético, tal ministério baseava-se na profecia de preparar o cominho do Senhor, e alertar os homens a endireitar suas veredas, isso significa ministério de arrependimento Mt 11:7-10 e Ml 3;:1. Mc 1:1-4

Como já falamos, a fé vem pelo ouvir, esses irmãos citados no texto acima só criam no batismo de João, porque era apenas sobre isso que tinham ouvido, então eles tinham apenas o batismo para o arrependimento, e a promessa que João tinha falado a respeito de Jesus que viria Mt 3:11, mas só depois que ouviram falar sobre o batismo de Jesus e sobre o batismo com o Espírito santo é que foram batizados, na sequência do texto e do contexto, é narrado que após ouvirem as palavras de Paulo foram batizados primeiro em Jesus Vs 5. e após isso Paulo impõe as mãos sobre eles, então o Espírito Santo vem ou desce sobre os 12 homens que ali estavam.

Seria errado ou uma heresia afirmar que o ministério de João ainda continua? Claro que não, pois levando em consideração que seu mistério era de arrependimento para perdão de pecados, vemos claramente que o próprio Senhor pregou arrependimento e também todos os seus discípulos até os dias atuais ou seja ouve continuidade no ministério de João Batista, é importante também salientar que toda pessoa antes de receber a Jesus e ser batizados nas águas, primeiro há uma obra do Espirito que traz o arrependimento, é nesse momento, “não de forma literal como o batismo de Jesus”, cremos que pelo arrependimento a pessoa recebe o batismo de João, entenda que não estamos falando que temos que batizar as pessoas em nome de João mas falamos de forma figurada como é o caso de Abraão a quem foi feita as promessas, o qual nós nos tornamos filhos na fé pela promessa que foi feita a ele, ou seja não é uma paternidade literal mas simbólica e profética.

O arrependimento é o princípio da obra de Deus no homem. Mt 4:17, e At 3:19 mas a o reino de Deus não se limita apenas em arrependimento, pois o próprio João apontou para aquele que viria,  Mt 3:11. Nisto reconhecemos que o verdadeiro arrependimento aponta pra Jesus, pois a vontade de Deus nesse ministério é que o homem se arrependa de seus pecados e olhe pra Jesus para que possa ser perdoado e assim adentre ao Reino de Deus Mt 4:17.

O Batismo de Jesus 

Batismo em Jesus: é a confirmação da morte do velho homem e o nascimento de um novo homem regenerado e selado com o Espírito Santo  Atos 16:31-33, Mc 16:16, Rm 6:4-5. Logo todos que foram batizados em Jesus receberam o dom do  Espírito Santo. Atos 8:14-16, At 5:32, 1 Co 12-13. Ef 1:13, Ef 4:30. enquanto o batismo de João apontava o caminho aos pecadores, o bastimos de Jesus é a entrada dos pecadores nesse caminho, pois é pela  fé em Jesus que o homem se torna filho de Deus e recebe o dom do Espírito Santo 

 A promessa

Ez 36:25-27. Parafraseando o texto: Derramarei a minha palavra sobre vocês e vocês se arrependeram de seus pecados, então vocês nasceram de novo e ceram regenerados no espírito, depois disso colocarei o meu Espírito dentro do vosso espírito. Dessa forma vocês obedeceram a minha palavra, pois andarão no meu Espírito.

Obs: significado- água em vários textos significa a palavra de Deus Ex: Ef 5:26. – Purificarei, signif.: limpar, ser limpo, moralmente limpo, isso significa perdoado, santificado, Jr 33:8 , 1 Co  6:11, só um santo ou seja um homem regenerado pode receber o  Espirito de Deus porque é Ele é Santo, Jesus ainda disse em Jo 7:38-39. 2 Co 1:22,

Concluímos até aqui, que a promessa da vinda do amigo do Noivo era pra conduzir a noiva até Ele, ou seja, o arrependimento leva os pecadores até Jesus. Mas a promessa da vinda do Noivo, segundo o texto profético de Ez 36:25-27 é que o homem seria regenerado e Deus colocaria dentro dele o seu  Espírito, por isso o Apostolo Paulo diz que todos nós fomos batizados em um só Espírito 1 Co 12-13, de certo que Paulo não está falando sobre batismo com o Espírito Santo, mas sim sobre o cumprimento da promessa de Ezequiel vs-27, e isso está em comunhão com as escrituras que afirmam claramente que todo que recebe a Jesus como Senhor são selados com o Espírito Santo da promessa, de forma que todo crente tem o Espírito Santo.

Mas não termina por aqui pois, João Profetizou que Jesus batizaria com o Espírito santo. E este é o terceiro estágio Hb 6:1-5

O Batismos com o Espírito Santo

A promessa

Assim como o Batismo de João e o batismo de Jesus veio com base em promessas e profecias, o batismo com o Espírito Santo não poderia ser diferente, Joel 2:28-29. e em harmonia com essa profecia Jesus traz  a Primeira manifestação do cumprimento da promessa, Lc 24:49, Atos 1:5. Cumprimento da promessa. At 2: 1-4, queremos destacar no verso 3 a palavra veio sobre, e logo após todos serem cheios do Espírito Santo Pedro com ousadia começa a discursar a todos que ali estava At 2:14-18, então no verso 18, citando a profecia de Joel ele diz: Derramarei do meu Espírito, note a diferença entre as duas promessas, em Ezequiel ele diz: Colocarei dentro já em Joel ele diz: derramarei sobre.

Qual a diferença da expressão : colocar dentro e derramar sobre?

Colocarei dentro Ez 36:27

Aqui há a compreensão que todos iriam “ter” o Espírito dentro de si.  

Ao receber a Jesus você recebe o Espírito como falamos acima, então você se tornou um discípulo de Jesus e já pode fazer a obra de Deus, pregar, curar, expulsar demônios, abrir igrejas, batizar pessoas, e ainda manifestar os atributos comunicáveis de Deus pelo Seu Espírito Gl 5:22,23. se prestarmos atenção nos frutos do Espírito, na verdade eles são atributos de Deus que foi comunicado ao homem pelo Espírito, então a manifestação desses atributos ou frutos como o texto diz, é que são a evidência de que alguém tem o Espírito ou se tornou filho de Deus. 

Derramarei Sobre Joel 2:28. Atos 2:18

Já aqui entendemos como revestimento, onde ao vir “sobre” ele iria encher, revestir de poder, batizar.

Como já falamos o que tem o Espírito em si, pode fazer a obra de Deus normalmente, mas aquele que foi batizado no Espírito Santo foi revestido de poder Atos 1:8. um revestimento de poder que capacita o crente para realizar a obra de Deus com manifestações de poder 1 Co 2:4-5, e isso com muito mais frequência pelo auxílio do poder sobrenatural do Espírito Santo. Os que são batizados no Espírito são capacitados e escolhidos pra grandes obras no corpo de Cristo, Atos 2:43, Atos 1:8 Atos 6:3-6. At 6:8-10, Vs 8- Estevam, operava sinas e prodígios. Filipe- At 8:5-8. entervençao de anjo, 26, ouve a direção do Espírito29, foi arrebatado-39. Paulo e Barnabé Atos 13:1-2, At 11:22-24

Coisas que acompanham o Batismo com Espírito Santo

Ouvir a Voz de Deus com mais frequência: 26 At 13:2, 16:6, 20:22-23, na antiguidade o Espirito falava por meio dos profetas, hoje fala por meio da igreja! 28:25.

Profetizar com poder, tanto na palavra quanto em revelação:

  •  Profetizar vem do Grego: propheteuo
    1) profetizar, ser um profeta, proclamar por inspirações divinas, predizer
    1a) profetizar
    1b) com a ideia de prever eventos futuro que pertencem esp. ao reino de Deus
    1c) proclamar, declarar, algo que pode apenas ser conhecido por revelação divina
    1d) irromper sob impulso repentino em discurso ou louvor sublime dos conselhos divinos
    1d1) sob tal impulso, ensinar, refutar, reprovar, admoestar, confortar outros
    1e) agir como um profeta, cumprir o ofício profético

profetizar no sentido de pregar ensinar testemunhar palavra. Atos 1:8, 2:14, 4:8,31,

profetizar no sentido profético ou revelação: At 21:10-11, 11:27,28. Em Atos 19:6 provavelmente revelavam (profetizavam) as grandezas de Deus como em At 2:11 At 21:8,9

  • pregar com Ousadia: Atos 4:31, 2:14
  • Curas e milagres: At 2:43, Atos 5:12,15,16.
  • Andar no poder do Espírito para operar sinais e maravilhas!

    Espírito Santo é também o Poder (a virtude) de Deus

    Em Lucas 1:35 na versão Revista e Corrigida diz: e a Virtude do Altíssimo te cobrirá, virtude ou poder vem do grego dunamis signica:
    1) poder, força, habilidade
    1a) poder inerente, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, ou que uma pessoa ou coisa mostra e desenvolve
    1b) poder para realizar milagres

    destacamos as palavras “cobrir e poder, digamos cobrir com poder ou envolver com poder , ou vim sobre com poder. A palavra ‘cobrirá” vem do Grego eperchomai Significa:
    1) vir, chegar
    1a) de tempo, aproximar-se, estar cerca, estar no futuro
    2) sobrevir, surpreender alguém
    2d) do Espírito Santo, descendo e agindo em alguém 

Considerando isso olhemos para o que Jesus disse: Lucas 24:49 e Atos 1:8, Atos 4:33, 1 Co 2:4-5, o poder dele opera em nós Efesios 3:20 ou seja o Batismo com o Espirito santo é um revestimento de poder como o Senhor falou! 

 

Qual a evidência de que alguém foi batizado no Espírito Santo? 

Falar em Línguas Estranhas

Batismo seguido de língua: em Atos 19:6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Aqui em atos 19 vemos que primeiro eles foram batizados em Jesus e não falavam em línguas, logo depois foram batizados no Espirito santo e começaram a falar em línguas.

Já em Atos 10 temos um fato contrário e que nos dá uma maior confirmação de que a evidencia do batismo com o Espirito Santo é o falar em línguas, em At 10:44-48 Pedro ainda estava pregando o evangelho à casa de Cornélio quando der repente todos foram batizados com o Espirito Santo, e é no versículo 46 que se nota como os discípulos chegaram a conclusão de que eles também foram batizados ou recebido o Espirito Santo, Vs-46, porque os ouviam falar em línguas, notemos que nesse caso o Espirito cai sobre eles e falaram em língua sem que eles fossem batizados em Jesus, pois depois é são batizados em Jesus se vê: vs-47,48, mostrando que o batismo com o Espírito Santo é uma obra diferente do batismo de Jesus, destacamos também  que em Atos 8:15 e 16 a bíblia vai falar que eles eram batizados em Jesus mas sobre eles ainda não tinha descido o Espírito Santo,  de certo que eles ja tinham o Espírito dentro deles pois como já falamos todos que são batizados em Jesus recebi o dom do Espírito Santo, concluímos que no batismo de Jesus se confirma a obra salvadora e selagem do Espírito Santo com a evidencia da manifestação dos frutos do Espírito. Já no batismo com o Espírito Santo com a evidencia de falar em línguas, e revestimento de poder para testemunhar de Jesus e edificar a igreja.

Em Atos 8:15-17 eles receberam o Espírito, mas não fala em línguas! Por quê? Ora em Atos 2 quando eles receberam o Espírito e falavam em línguas, o povo ao redor perceberam uma manifestação estranha nunca vista, ao ponto de zombarem deles Atos 2:13 da mesma forma em Atos 8:18,19 Simão o magico e todos os outros viram, perceberam essa manifestação (LÍNGUAS), e por causa dela eles sabiam que eles recebiam ao pontos de Simão tentar comprar aquilo que ele via. 

Conclusão 

Tudo no Reino Deus se recebe pela fé, e sabemos que a fé vem pelo ouvir, Rm 10:17, e em Atos 19:2,3 eles só cream no batismo de João, porque era apenas sobre isso que tinham ouvido, então eles tinham apenas o arrependimento e a promessa que João tinha falado a respeito de Jesus que viria Mt 3:11, mas só depois que ouviram falar sobre o batismo de Jesus é que  creram e foram batizados, então receberam do Espírito santo!  Atos 19: 5. Da mesma forma em relação ao batismo com Espírito Santo, primeiro eles ouviram e após crerem Paulo impõe as mães sobre eles e foram batizados no Espírito Santo e falaram em línguas, Atos 19:6 ou seja, se você só tem fé pra chegar até o batismo de Jesus, amém glória a Deus por isso, pois você se tornou um salvo, um filho de Deus, um discípulo de Jesus e foi selado com o Espírito, mas se a sua fé alcançar o batismo com o Espírito Santo você receberá a promessa de Joel 2:28,29 porque a promessa é também pra você e para seus filhos! .  

Deus abençoe a todos em nome de Jesus!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *