Covi-d19-biblia

Corona vírus: atitudes que todo Cristão deve tomar.

Diante de tanto desespero e tantas incertezas, o novo Corona vírus chega alimentando o que há de melhor (ou pior) em todas as nações pela qual passou. Até agora são mais de 100 mil casos de pessoas infectadas e mais de 5 mil mortos em todo o mundo.  Países fecharam suas fronteiras, a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou uma pandemia, escolas se fecharam, muitas igrejas cancelaram seus cultos por um período, muitas pessoas estão em suas casas temendo o pior.

O mundo agora vive uma incerteza, as pessoas estão temerosas, o medo pode ser visto nos olhos de muitos, como exemplo disso pude ouvir essa semana uma pergunta que mexeu comigo. Uma criança de 7 anos com um poco de álcool gel em suas mãos me olhou e perguntou: “…Jesus vai proteger a gente desse vírus?” Percebemos que o medo está se alastrando rapidamente não importando a idade. Mas, e a igreja de Cristo (nós)? Os eleitos do Senhor devem temer? O que devemos fazer mediante esta situação?

Atitudes que todo cristão devem tomar diante desta calamidade

Não julgue a Deus

Em situações difíceis muitas pessoas se pegam questionando o Senhor Deus, sempre tem um “por quê?” na ponta da língua. O homem desde a antiguidade tenta encontrar resposta para tudo, e não é diferente quando se trata de Deus e suas ações. Exigem que Deus deve prestar contas quando as coisas não vão bem.  Ao mundo, aos que não creem, aos que não temem a Deus tais atitudes podem até ser toleráveis, devido a sua falta de conhecimento de Deus, mas ao povo santo e escolhido por Ele, esta não é uma atitude de sabedoria.

Deus é Todo Poderoso, Ele não é um funcionário que deve estar a nossa disposição quando desejamos relatórios de determinados fatos. Não bata um martelo sentenciando a Deus como se Ele fosse o responsável por todas as calamidades do mundo, todos os sofrimentos. Mediante a injustiça de seu sofrimento e às acusações de seus amigos Jó volta-se para Deus e o questiona, esperando certamente uma resposta para o motivo de seu sofrimento, porém a resposta dada pelo Senhor é a seguinte: “Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? (Jó 38)”

Jó poderia até ter tido razão em invocar Deus com o desejo de receber informações, mas hoje já temos as respostas às mais diversas perguntas na Palavra de Deus. Hoje muitos fazem determinadas perguntas ao Senhor esquecendo-se que as respostas já foram dadas na própria Escritura Sagrada. Nosso Deus só quer o melhor para nós e para nossas vidas. R David Jones afirma que: “Muitas pessoas aguentam grande dor, mas acabam descobrindo que um bem ainda maior veio com ela. Quando estivermos em dificuldades, não deveremos supor o pior”.

Confie em Deus

Em Hebreus 11:1 o autor afirma que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Fé é o que Deus espera de nós em uma situação difícil com esta, a nossa confiança deve estar na certeza do cuidado e amor que Ele mesmo sempre teve conosco. É a confiança plena na Palavra de Deus pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, de seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e diga-se de passagem: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo. Em João 14:17 lemos assim: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

Em Judas 3 lemos: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia. Em <cite rel="tooltip">Colossenses 2:6</cite>-8 lemos: “como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

Interceda

Orar é abrir o coração para Deus, conversando com Ele diariamente em adoração a fim de conhecê-lo.  Em Mateus 6:5-13 Jesus ensinou seus discípulos a orar. Podemos diretamente nos dirigir a Deus e agradecê-lo pela nossa salvação, saúde, emprego, amigos, livramentos, etc. Podemos falar com Ele sobre nossas necessidades, problemas e dificuldades. Ele nos ouve e nos responde quando oramos em seu nome e de acordo com sua vontade. Portanto aproveite e ore por aqueles que estão passando por essa terrível pandemia, ore pelos profissionais de saúde, por aqueles que ainda não receberam Jesus, pelas pessoas infectadas, pelas famílias, etc.

Observe as passagens abaixo:

“O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.” (Provérbios 15:29)

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaias 59.2)

“Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Salmos 66:18)

“Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Isaias 1.15)

Podemos orar para que Jesus salve nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas da escola e do trabalho, etc. Esse tipo de oração se chama intercessão. (CL 2:1-2) Além de nossos familiares e amigos, devemos interceder pelas autoridades de nosso país, (1 TM 2:1-2) e inclusive por aqueles que nos perseguem. (Mt 5.44; At 12:5)

Fale do amor de Deus para as pessoas

Semear a Palavra de Deus é um ato de ! Aliás tudo o que fazemos deve ser assim. Jesus disse: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.” (Marcos 4:26-29). Em Isaías Isaías 55:10:11 lemos também: “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”

Está escrito: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:13,14)

Aproveite para levar esperança ao coração das pessoas, fale de Jesus não perca esta oportunidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *