jejum-de-jesus

O Ensino do Senhor Jesus Sobre o Jejum

Iremos analisar o ensino de Jesus sobre o jejum, com base no texto do Evangelho de Mateus 6:16-18. Antes de analisarmos o que Jesus disse, é importante refletir sobre o peso e a importância do seu ensino em nossas vidas. Jesus esperava que seus ensinamentos afetassem a vida de cada um de seus discípulos e seguidores. Embora algumas pessoas tentem argumentar que o jejum é apenas uma prática do Velho Testamento, exclusiva da antiga aliança, Jesus nunca limitou esse assunto aos judeus de seu tempo. Portanto, o jejum continua sendo relevante para os cristãos nos dias de hoje.

A Expectativa Divina

No versículo 16, Jesus diz: “Quando vocês jejuarem…” Isso indica uma expectativa de Deus de que jejuemos. Ele espera que nos dediquemos a essa prática espiritual. Embora não haja uma ordem bíblica específica para jejuar, existem momentos em que Deus convoca seu povo a jejuar, como vemos nos livros de Joel e Atos. Portanto, devemos ter sensibilidade para discernir quando Deus nos direciona a jejuar.

Atitudes Certas e Erradas no Jejum

No verso 16, Jesus adverte contra a hipocrisia no jejum. Ele diz: “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto para que os outros vejam que estão jejuando.” Jesus está enfatizando que não devemos jejuar para sermos vistos pelos homens, mas sim para nos conectar com Deus em secreto. Ele nos alerta para fazer o jejum da maneira correta, sem buscar reconhecimento dos outros.

jejum-de-jesus

 

No entanto, Jesus também nos mostra a importância de jejuar corretamente. Ele diz para lavarmos o rosto e parecermos normais, para que nosso jejum seja conhecido apenas por Deus em secreto. Devemos jejuar com o propósito de nos aproximar de Deus, não para nos exaltar diante dos homens.

Os Benefícios do Jejum

O jejum não é apenas uma prática espiritual, mas também traz benefícios naturais ao nosso corpo. Estudos científicos têm demonstrado que o jejum pode ter efeitos positivos na saúde, como o processo de autofagia, em que as células começam a consumir as partes danificadas do organismo. Além disso, o jejum nos ajuda a desenvolver uma maior percepção das coisas espirituais e fortalece nossa fé.

Devemos lembrar que o poder não está no jejum em si, mas sim na nossa conexão com Deus. O jejum não muda Deus, mas nos transforma. Ele nos ajuda a nos tornarmos mais sensíveis à voz do Espírito Santo e a exercermos nossa fé de maneira mais eficaz.

Como Jejuar?

Não há regras rígidas na Bíblia sobre como jejuar. Podemos escolher entre diferentes tipos de jejum, como o jejum normal (abstinência de alimentos, mas consumo de água), o jejum parcial (abstinência de certos alimentos, como carne ou vinho) e o jejum total (abstinência de alimentos e água por um período de tempo determinado). A duração do jejum também pode variar, desde um dia até períodos mais longos, como 21 ou 40 dias.

É importante lembrar que cada pessoa é única e tem diferentes necessidades e limitações. Antes de jejuar, consulte seu médico, especialmente se você estiver tomando medicamentos ou tiver alguma condição de saúde que exija atenção especial.

Conclusão

O jejum é uma prática espiritual valiosa, que nos ajuda a nos aproximar de Deus, fortalecer nossa fé e desenvolver uma maior percepção das coisas espirituais. Devemos jejuar com a motivação correta, buscando nos conectar com Deus em secreto, sem buscar reconhecimento humano. O jejum também traz benefícios naturais ao nosso corpo, ajudando-nos a desintoxicar e a ter uma saúde melhor.

Que possamos compreender a expectativa divina em relação ao jejum e praticá-lo de acordo com os princípios ensinados por Jesus. Que o jejum se torne parte de um estilo de vida que nos ajude a viver plenamente o propósito de Deus para nossas vidas. Que possamos buscar mais de Deus, buscando uma conexão mais profunda com Ele, para que experimentemos a plenitude da vida cristã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *