discipulado

Discipulados Para Discipular

Mateus 28:18-20

“18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” 

Para que serve o discipulado?

Nos dias atuas muitos cristãos não compreendem a importância de ser discipulado, geralmente esses cristãos seguem líderes que também não foram discipulados, por esse motivo o Brasil tem milhares de cristãos fracos na fé, são cristãos vulneráveis às astutas ciladas do diabo, eles podem facilmente ser levados por vento de doutrinas, pois não foram ensinados a defender sua fé pela palavra de Deus, ou seja, não estão prontos para responder a razão da esperança que há neles, e é por esse motivo que milhares tem caído em falsas doutrinas, como por exemplo: a doutrina dos desigrejados, a guarda do  sábado,  o relativismo cultural e etc. Já outros são arrebatados por seitas como: testemunhas de Jeová, Adventistas de Sétimo Dia, os Mórmons e assim vai. 

Nesse artigo veremos como Jesus e seus discípulos levaram a sério este ponto tão essencial para o crescimento e maturidade da igreja, Jesus disse em João capitulo 15:31 “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.” Jesus  acrescenta que as pessoas erram em não conhecer as escrituras,  Mateus 22:29 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”  e ainda Deus por boca do  profeta Declara ” o meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento” a queixa de Deus nesse contexto que é que os sacerdotes negaram o ensino ao povo, e ao invés de encenar a lei do Senhor eles estavam se misturando com o pecado do povo.

Seguindo o exemplo do Mestre 

 Jesus ensinava: Mt 4:23, Mc 14:49

O primeiro e mais importante motivo para que toda igreja cristã adote o discipulado é o fato de o Próprio Senhor Jesus ter discipulado seus discípulos, a Bíblia mostra claramente que o discipulado era um dos seus maiores ministérios. E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim Marcos 1:38,  e ainda “Mateus 5:1-2 Quando Jesus viu a grande multidão, subiu para o alto de um monte e se sentou. Os seus discípulos se aproximaram  e ele começou a ensiná-los”. 


Jesus ordenou que seus discípulos ensinassem Mt 28:18-20

E foi à esses homens que Jesus tinha ensinado durante seu ministério de 3 anos e meio, que Ele também comissionou a que eles ensinassem o que dele tinham aprendido a seus próprios discípulos, e assim como Jesus os ordenou eles fizeram, a ordem de Jesus para seus discípulos é “façam discípulos ensinando-os” de forma que o crescimento da igreja se dá principalmente com o  cumprimento desse ordem.   


Eles obedeceram: Atos 2:44, Atos 15:35, At 18:11 Atos 28:30,31, Cl 1:28 

Depois que Jesus dar ordem a seus discípulos Ele é elevado aos céus, e dai em diante, seus discípulos assumem a missão de transmitir a toda humanidades os ensinos de Jesus, tendo como carro chefe de suas doutrinas o plano de salvação, pois  depois que o homem entende que ele é pecador e como todo pecador ele também está condenado a perdição eterna, e crê em Jesus como salvador é que  passará a ser um discípulo de Jesus e estará pronto pra ser discipulado, note nos textos acima que apóstolos levaram discipulado muito a serio, logo, se os homens e mulheres que andaram com Cristo compreenderam essa missão como sendo essencial, nós também devemos assimilar e imitar isso também, afim de crescer em graça e também em conhecimento.

Veja abaixo por que é necessário que o cristão seja discipulado

 

Para aprender e ensinar a sã doutrina Mt 28:19-2

Como um cristão poderá ensinar outro sem antes ter aprendido, todos os discípulos aprenderam com Jesus, o Mestre. Eles não saíram aleatoriamente ensinando sobre a salvação, ou sobre porque Cristo tinha vindo, primeiramente foi necessário aprender, para depois ensinar.

Para não sermos enganados como meninos: Efésios 4:11-14

Pense bem. Quem é mais fácil de ser enganado? Uma criança ou um adulto? O conhecimento nos livrará das armadilhas do diabo, e das pessoas também.

Para não seguir doutrinas de homens: Ef 4:14, Mc 7:7-8 Tito 1:11-14 Mt 16:12, 1 Tm 6:3-4

Quantas pessoas você conhece que se dizem cristão e feminista ao mesmo tempo, ou que propagam por ai que todos serão salvos, ou até mesmo que é pecado comer carne disso e daquilo, beber isso ou aquilo? Milhares se perdem simplesmente porque nunca aprenderam de fato a doutrina de Cristo.

Para discernir ensino de demônios: 1 Tm 4:1-4

Você sabia que o diabo também ensina? E que tem alcançado milhares mesmo dentro da igreja? Isso é fato, uma triste verdade. O homem quando não aprendeu de verdade os ensinos de Cristo, ele abre espaço para uma aula gratuita com o pai da mentira, uma vez que onde não há luz as trevas reinarão.


Para vida e sabedoria: Dt 32:1-2 Pv 4:1-5

Aqui no livro de Provérbios há um conselho repleto de sabedoria: “apegue-se às minhas palavras”. Ao passo que nos apegamos ao ensino de Jesus, a sabedoria virá junto e ela nos dará vida.


Para conhecer os mistérios do Reino de Deus: Mt 13:10-12, 1 Co 4:1-5 1 Co 2:6-12

Todos os que seguiam Jesus como discípulo, e aprenderam com seu discipulado puderam conhecer as maravilhas do Reino de Deus. O povo em Mateus 13 recebia as palavras de Jesus por meio de parábolas, enquanto aos seus discípulos foi dado o conhecimento dos mistério que envia o Reino. A revelação foi adquiria por meio do ensino do Próprio Cristo.


Para que não se coloque neófito como líder: 1 Tm 3:6 2 Tm 2:15

O neófito é o novo, o que está no início de sua fé. Através do discipulado é que serão formado os líderes na congregação. Paulo vai instruir Timóteo acerca de como deve ser um líder segundo a vontade de Deus, ou seja, é essencial que líderes tenham conhecimento suficiente da palavra, ao ponto de reconhecer o outro como preparado ou não para determinado cargo.


Para salvação: 1 Tm 4:4-6-7,11-16

Após alguém receber a Jesus como salvador como já falamos, esta pessoa está pronta pra ser discipulada, e se esse discípulo for dedicado no discipulado e no estudo das escrituras, ele salvará tanto a ele mesmo como levará a salvação a muitos, pois só quem foi salvo e depois aprendeu a doutrina da salvação é que pode levar salvação verdadeira aos homens!

 

Para conhecer a Deus: Pv 2:1-5 1 Co 15:32-35

todo bom discipulado deve levar o discípulo a conhecer a Deus, o discipulado não é apenas uma escola onde se aprende sobre Deus, o discipulado deve ser um lugar onde se aprende a conhecer a Deus através sua palavra.  é através do discipulado que os discípulos conhecem a vontade de Deus, os seus  atributos, seus planos e projetos para um relacionamento com os homens e etc. tudo isso e muito mais se obtém através do estudo dedicado da palavra de Deus.


Qual a fonte de estudo? 2 Tm 3:14-16

O discipulado deve ter sua base principal a Bíblia a infalível palavra de Deus, pois ela é apita para preparar qualquer homem para toda boa obra, entendemos pela palavra de Deus que a fonte teológica é sempre a Bíblia, pois é através dela que Deus se revela. 


Já aprendeu? Agora ensine a outros: 2 Tm 4:1-4

O verdadeiro sentido e propósito de ser discipulado é transmitir o que se aprendeu para outros, e assim nós também passaremos a contribuir na obra de Deus discipulando pessoas levando o verdadeiro ensino de Jesus. consideremos o exemplo dos apóstolos de Jesus que foram primeiro discipulados e depois foram comissionados a ensinar tudo que seu mestre os falou, então vá e faça discípulos ensinando eles a guardar tudo que o Senhor Jesus disse!  

Deus Abençoe a todos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *