Arrependimento e Remorso – Qual a diferença?
Arrependimento e Remorso Você sabe a diferença?
Arrependimento e remorso ambos tem a mesma origem: maus atos praticados os quais geram um grande tormento de consciência. A diferença entre estas emoções está na atitude em lidar com a falha cometida. Neste momento todos se perguntam: existe ainda uma saída ou será o fim de tudo? Deus, porém está olhando a nossa aflição! É em sua Palavra que aprendemos sobre o que fazer e o que nunca fazer.
Remorso – que emoção é esta?
Podemos entender o remorso como um falso arrependimento. A vida de Judas Iscariotes exemplifica muito bem isto. Em Mateus 27:3 lemos: “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos.” Judas ao trair a Jesus imediatamente se sentiu culpado, triste e abatido. Uma pessoa com remorso reconhece seus erros, mas nunca se humilha para pedir perdão a quem ofendeu. Será que Jesus não perdoaria a Judas? É claro que sim, afinal ele veio buscar e salvar o que se havia perdido!
Mas o que ocorre é que Satanás reforça o orgulho humano, daí a pessoa não recorre a Deus para obter a solução do problema. A vítima do remorso sempre se refugia em outro erro, assim o próximo passo de Judas Iscariotes foi o suicídio. Manifestações de remorso são muito comuns em músicas bregas onde os boêmios crêem que a bebedeira é a solução para seus problemas emocionais, mas isto só agrava ainda mais a situação. O remorso é uma opressão satânica que conduz à destruição.
O verdadeiro arrependimento tem origem em Deus e não leva à morte. Em 2 Coríntios 7:10 lemos: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” A tristeza do mundo aqui é uma referência ao remorso. Então, o que pode acontecer se o nosso arrependimento for apenas um remorso? Jesus deixou bem claro: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:3)
O arrependimento para a salvação
Arrependimento (grego “metanoeo”) inclui a idéia de reflexão, contemplação mudança de direção, ponto de vista e propósito. Trata-se de uma tristeza profunda por ter ofendido a Deus e ao próximo e é sempre acompanhado da confissão de pecados. Em Marcos 1:4,5 lemos que: “apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Marcos 1:4,5) O arrependimento produz uma mudança radical no estilo de vida. A pessoa passa a ver o pecado como Deus vê, passa a gostar do que Deus gosta, e reprova o que Deus reprova. A Palavra de Deus passa a ser padrão e prioridade em sua vida.
Em Isaias 55.7 Deus fala sobre o arrependimento: ”Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Em Lucas 15 temos uma bela história que retrata esta atitude. Após viver um longo período de tempo no erro e distante do pai, o filho pródigo muito arrependido volta para o seu lar. Ele está consciente que errou muito e não merece ser acolhido, mas sabe também que seu pai é muito misericordioso e de alguma forma o receberá. Então ele se humilha, confessa, e sua vida é restaurada. Nesta parábola vemos claramente a infinita graça de Deus em ação. O jovem pródigo se expressou assim:
“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. (Lucas 15:18-24)
Na verdade esta parábola retrata a humanidade perdida e a disposição de Deus em perdoar os que se arrependem. Assim, todos nós somos filhos pródigos, pois está escrito: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” (Isaías 53:6). Em Romanos 11:32 lemos também: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.” Nosso pai celestial, entretanto continua de braços abertos para receber a tantos quantos vierem a ele verdadeiramente arrependidos.
DEUS ABENCOE…agora sei que DEUS misericordioso operou arrependimento verdadeiro em min….agora sei….DEUS SEJA LOUVADO!!!! este blog tem muitos ensinamentos que me ajudaram…como blasfemia contra o espirito santo em pensamento..entre outros..continuem esse trabalho maravilhoso e que DEUS continue guiando e abençoando voçes….
Blog do Semeador Agradece pelo seu comentário Deus Abençoe
Parabens pelas colocações, foste muito feliz em tudo e nosso Pai que esta no Céu vos revelou as palavras santas que aqui escreveste, Deus o abençoe pela transparencia e sobre a luz da palavra sem religiosidade mas como Ela É.
Eu sou o Tiago eu entendi o que é arrependimento eu tenho certeza do meu arrependimento.e eu grato à Deus pela sua misericórdia sobre minha vida.
Blog do Semeador Agradece pelo seu comentário Deus Abençoe
Blog do Semeador Agradece pelo seu comentário Deus Abençoe
Texto maravilhoso!!
Sério, me ajudou muito!
Tirei minha dúvida e me senti mais próximo de Deus!!
Parabéns pelo trabalho e que Deus abençoe sempre!
o Blog do Semeador Agradece pelo seu comentário Deus Abençoe Danklvis
Humilhei minha namorada porque ela está grávida?
Bem, eu estava numa festa de um amigo da escola aí minha namorada apareceu do nada e me viu aos beijos com uma garota aí ela me chamou de Fdp e meu um tapa na cara só que eu descobrir disse bem alto na frente de todo mundo que ela era uma **** procurando programa eu cuspi e empurrei ela no chão e ela saiu chorando sinceramente eu não sei o que aconteceu comigo na hora nunca tinha agido assim com ninguém minha namorada tem 14 anos acabou de fazer aniversário só que não fez a festa ainda só tô com muita vergonha de ir lá pedir desculpas eu sei que estou errado mais o que me deixou com raiva naquele dia foi por causa da gravidez e eu não quero assumir filho nenhum mas agora eu fiz e tenho que cumprir meu papel de pai não posso deixar ela sozinha eu tô com muita raiva de mim as vezes até choro por causa que eu me lembro da cena todo dia e geral ficou rindo dela não só quero pedir desculpas não só quero mais devo eu quase que eu ia batendo já nela na festa só empurrei mas eu me segurei na hora e meus amigos também me seguraram mas quero pedir desculpas no aniversário dela mas vou terminar tudo porque o que fiz não tem perdão eu vou assumir o filho e vou dar 1500 reais todo mês para ela porque meu filho merece o melhor só quero dicas de como me desculpar no aniversário. Dois dias depois, bem na segunda feira, minha namorada foi humilhada na escola. Três gurias estavam provocando ela, acusando ela de dar o golpe da barriga, foi aí que o sangue ferveu e minha namorada acabou reagindo e bateu nas meninas, mas aí ela começou a se sentir mal e caiu no chão gritando de dor. A escola toda presenciou e entrou em desespero, minha namorada estava tendo um sangramento muito forte e foi levada rapidamente para o hospital. Infelizmente veio a pior notícia, ela perdeu o bebê. Ela ficou arrasada e não parava de chorar. Eu descobri agora pouco pelo meu irmão. Fui visitá-la, mas quando cheguei lá, ela se incomodou com a minha presença e teve uma crise nervosa. Acabei indo embora rapidamente porque não era uma boa ideia ir lá de repente. Ela ainda só me disse assim que eu tinha feito a perder o bebê. Me sinto muito culpado, mas insisti outra vez e fui na casa dela pois ela já tinha saido do hospital, quem atendeu foi a mãe dela que já me destratou e disse que a filha dela não quer mais me ver. Aos poucos ela foi melhorando e decidi seguir com a vida dela. Ela ainda me mandou um áudio no whatsapp dizendo que não vai mais chorar nem se humilhar por um moleque babaca idiota como eu. Então eu resolvi seguir minha vida também. Como eu me arrependo de ter sido tão idiota! Não sei o que fazer pra me redimir! Eu quero um conselho ao invés me julgarem