a mentira

O dia da mentira – O que a Bíblia diz?

Afirmar como verdadeiro aquilo que é falso, enganar, ludibriar, induzir ao erro, falsidade, falácia, etc. Estas são apenas algumas definições básicas da palavra mentira. É verdade. Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra! Porém todos nós conhecemos intimamente o amargo efeito da mentira: atritos, desarmonia, indignação, prejuízo, ausência de paz… etc.

1º de abril está ai. Muitos acham que mentir, mesmo por brincadeira é saudável. Será que isto é verdade mesmo, ou estamos sendo sutilmente enganados?

Muitos não sabem quem é o pai da mentira

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” (Gênesis 3:4) Depois da queda “disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gênesis 3:13) Foi assim que o sofrimento e a morte entraram no mundo. Quando alguns judeus intencionavam matar a Jesus, ele os desmascarou: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)

Mentir habitualmente prova não ter um relacionamento com Deus (não conhece a Deus)

Assim viviam muitos nos dias do Profeta Jeremias e Isaias: “E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o Senhor.” (Jeremias 9:3); “De quem fazeis o vosso passatempo? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade,” (Isaías 57:4)

Efeitos inevitáveis da mentira

A mentira escraviza. Está escrito: “Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam.” (Salmos 59:12); “A espada virá sobre os mentirosos, e ficarão insensatos; a espada virá sobre os seus poderosos, e desfalecerão.” (Jeremias 50:36) “Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.” (Salmos 5:6)

O conselho de Deus sobre a mentira

“Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.” (Salmos 34:13); “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo.” (Levítico 19:11); “Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.” (Provérbios 4:24); “O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.” (Provérbios 12:17)

Quem é Jesus Cristo

Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6) Pedro falou sobre Jesus: “o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” (1 Pedro 2:22); Tito 1:2: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”

Conselhos para os salvos

“Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.” (1 João 2: 21); “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” (Colossenses 3:9); “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19); “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”  (Efésios 4:25)

No céu, a futura morada dos salvos, não entrará mentira absolutamente

“Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo.” (Salmo 15.1-3) “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27); “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”  (Apocalipse 22:15)

Somente vivendo no temor de Deus estaremos livres da mentira

“Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.” (Provérbios 16:6) O que significa temor do Senhor? “O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.” (Provérbios 8:13); “O temor do Senhor o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.”  (Salmos 111:10); Fiquemos atentos: “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”  (1 João 2:4)

Artigos relacionados:

Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida
Importa obedecer a Deus?
Ocaráter de Deus em nós

3 respostas
  1. Serginho
    Serginho says:

    Gostei muito da matéria, parabéns aos responsáveis pelo blog, o Reino de Deus precisa continuar conquistando espaço no mundo virtual, é uma forma de evangelizar e manter a doutrina cristã acessível a todos.

    Responder
  2. Equipe Semeador
    Equipe Semeador says:

    Obrigado pela visita ao Blog e pelo bom comentário. É isso mesmo: a boa doutrina cristã é fundamentada na Verdade da Palavra, e sabemos que todos que fazem parte do Reino de Deus devemos nos firmar na Verdade e proclamá-la com convicção. Somente assim o império das trevas será derrotado.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *