Guias espíritas são confiáveis?

despacho-macumbaUma das perguntas mais importantes que devemos responder é esta: Quem é o verdadeiro guia de nossa vida?
A Bíblia deixa bem claro que só há um guia verdadeiro e confiável que é Jesus Cristo. Em Isaias 48:17 lemos assim: “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17) Esta é uma referência direta a Jesus Cristo. Lendo em Mateus 23:9-10 Cristo mesmo se expressa assim: “A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso pai, aquele que está no céu. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso guia, o Cristo”.

Cristo compreende nossas aflições!
Muitas pessoas em desespero, ou com problemas emocionais ou ainda na ansiedade de realizar algo buscam orientação junto aos feiticeiros. O que ocorre é que muitos terminam se sujeitando à dependência deles. Por que não vir a Jesus Cristo, a fonte da verdade e confiança? Em Mateus 11:28 Cristo convida a todos dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

O que a Bíblia diz sobre a mediunidade
Quando alguém se sente oprimido por espíritos malignos geralmente a orientação que recebe dos feiticeiros é que a pessoa possui mediunidade e precisa desenvolvê-la. Esta afirmação é apenas o início da escravidão no engano. Em Isaias 9:16 Deus fala sobre isto: “Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos são devorados.” Em Isaias 8:19 também lemos: “Quando, pois, vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” Precisa-se ter muito cuidado. Em 1 Timóteo 4:1-3 a Bíblia diz: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.”

O que a Bíblia fala sobre as conseqüências da prática do ocultismo
Entre muitos textos sobre esse assunto, vamos tomar apenas três: (o grifo é nosso)

  • Apocalipse 21:8: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
  • Malaquias 3:5: “E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.”
  • Gálatas 5:19-21: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Como sair do engano da feitiçaria
O desejo de Deus é que todos sejam salvos do engano. 1 Timóteo 2:6 diz que Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” Em Isaias 55:6,7 lemos: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”

Exemplo de pessoas que abandonaram a feitiçaria
Em Atos 19:18,19 lemos que: “muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.” (Atos 19:18,19) Quando conhecemos a verdade somos completamente libertos dos falsos guias. Por isso Cristo afirmou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32); Em Provérbios 28:13 lemos: “o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

Textos relacionados:
Receber a Jesus
Disse Jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida…
Ocultismo – poder de Deus?
Em malas, corpos de bebês para magia negra
Significado de Halloween

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *