Apologética Cristã

O Que é Apologetica Cristão?

A palavra “desculpas” em inglês é basicamente derivada da palavra grega “defesa”. A apologia cristã é uma ciência que defende a fé cristã. Há muitos céticos que duvidam da existência de Deus ou atacam a crença da Bíblia em Deus. Há muitos críticos que atacam a inspiração e a inerrancia da Bíblia. Existem muitos falsos mestres que encorajam falsas doutrinas e negam as verdades centrais da fé cristã. A missão da apologética cristã é derrotar esses movimentos e, em vez disso, promover o Deus cristão e a verdade.

Definição Bíblica para Apologética

Talvez a frase chave da apologética cristã seja I Pedro 3:15. “Sempre prepare-se para responder àqueles que são santos a Cristo em seus corações, e que perguntam a razão de sua esperança neles, mas com gentileza e medo.” Não há desculpa para um cristão não defender sua fé completamente Não há. Todos os cristãos devem ser capazes de apresentar razoavelmente sua fé em Cristo. De fato, nem todos os cristãos precisam se tornar especialistas em apatia. Mas todos os cristãos precisam saber em que acreditam, por que acreditam, como compartilhar isso com os outros e como defender sua fé de mentiras e ataques.

O que é apologética cristão

defesa da fé, apologética Cristã

 

O segundo lado, que muitas vezes é esquecido na apologética cristã, é a parte de I Pedro 3:15: “Esteja sempre preparado para responder, manso e temeroso”. Defender a fé cristã com a apologética nunca deve incluir atitudes grosseiras, iradas ou desdenhosas. Devemos ser capazes de defender o cristianismo enquanto defendemos o cristianismo, mas, ao mesmo tempo, poder apresentar a verdade como Cristo. Se vencermos a controvérsia, perderemos o verdadeiro propósito da apologética cristã se nos tornarmos mais distantes de Cristo por causa de nossa atitude.

 

Existem dois métodos básicos de apologia cristã. O primeiro método, comumente conhecido como apologética clássica, é compartilhar evidências e evidências de que as mensagens cristãs são verdadeiras. O segundo método é geralmente conhecido como apologética “totalitária”, que é encarar as premissas (preconceito, suposições) por trás do ponto de vista anticristão. Em ambos os casos, os apologistas cristãos de ambos os lados freqüentemente discutem sobre qual método é mais eficaz. Talvez seja mais produtivo usar esses dois métodos, dependendo da pessoa e da situação.

A apologia cristã é uma defesa racional do cristianismo para aqueles que não concordam com a fé e a verdade cristãs. A apologia cristã é uma parte necessária da vida cristã. Todos devemos ter a capacidade e preparação para proclamar o evangelho e defender nossa fé ([tooltip tip=” Mateus 28:18-20 Versão – ARA . Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20. ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. “]Mt 28:18-20[/tooltip]; [tooltip tip=” I Pedro 3:15 Versão ARA . antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”]I Pe 3:15[/tooltip]). Essa é a essência da apologética cristã.

A apologética é parte da teologia cristã e uma forma de defender a fé cristã com razão e lógica.

  1. A apologética fornece razões para as pessoas acreditarem e em que acreditarem. 1 Pedro 3:15 ensina: “Enquanto o Senhor honrar o Senhor Cristo, e alguém lhe perguntar a razão da esperança em seu coração, você deve estar sempre preparado para responder a cada um com ternura e temor”.
  2. A apologética ajuda os crentes a entender e defender o verdadeiro significado da doutrina cristã. Porque o cristianismo não é superstição, mas a manifestação da verdade, os crentes precisam conhecer a verdade da fé. Por exemplo: a teoria da Trindade, a natureza divina de Cristo, a ressurreição do corpo de Cristo e assim por diante.
  3. O ensino apologético é também um pré-trabalho do evangelho. Os cristãos pregam para as pessoas que Deus provê um caminho para as pessoas serem livres do julgamento, Jesus Cristo. Jesus é Deus e levou nossos pecados por nós ([tooltip tip=” 1 Pedro 2:24 Versão – ARA. carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”]1 Pe 2:24[/tooltip]). Por crer em Jesus Cristo, o pecado é perdoado e reconciliado com Deus.
  4. A apologética pode responder à má imagem que a mídia e a cultura impõem ao cristianismo. Você pode ver que as observações negativas sobre o cristianismo estão em toda parte, então você precisa defender a voz da verdade para que o mundo saiba a verdade da fé cristã.
  5. Defenda a fé da verdade com a apologética e enfrente ameaças à igreja em face da apostasia. Por exemplo, o comportamento homossexual é contrário aos princípios bíblicos ([tooltip tip=” Romanos 1:18-32 – Versão ARA . A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19. porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21. porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23. e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25. pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26. Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27. semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29. cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30. caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31. insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.”]Rm 1:18-32[/tooltip]), mas existem igrejas que defendem abertamente o apoio. Em resposta a estes, um ensinamento é necessário para corrigir a direção da partida da igreja.
  6. A consciência é ainda mais urgente por causa dos muitos ensinamentos errados. O Mormonismo ensina que Deus é como um outro mundo, e as pessoas têm a capacidade de ser livre para escolher entre o bem e o mal; Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é apenas um anjo, e não há inferno; ateísmo nega a existência de Deus, o Islã ensina que Jesus não é Deus, e Não há ressurreição dos mortos, mesmo na igreja cristã, há também observações heréticas.

De fato, o cristianismo tem sido atacado e precisa ser ensinado a dar explicações racionais, inteligentes e relevantes, especialmente àqueles que procuram minar os ensinamentos do Senhor Jesus e têm críticas e preconceitos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.