Apologética Cristã

O Que é Apologetica Cristão?

A palavra “desculpas” em inglês é basicamente derivada da palavra grega “defesa”. A apologia cristã é uma ciência que defende a fé cristã. Há muitos céticos que duvidam da existência de Deus ou atacam a crença da Bíblia em Deus. Há muitos críticos que atacam a inspiração e a inerrancia da Bíblia. Existem muitos falsos mestres que encorajam falsas doutrinas e negam as verdades centrais da fé cristã. A missão da apologética cristã é derrotar esses movimentos e, em vez disso, promover o Deus cristão e a verdade.

Definição Bíblica para Apologética

Talvez a frase chave da apologética cristã seja I Pedro 3:15. “Sempre prepare-se para responder àqueles que são santos a Cristo em seus corações, e que perguntam a razão de sua esperança neles, mas com gentileza e medo.” Não há desculpa para um cristão não defender sua fé completamente Não há. Todos os cristãos devem ser capazes de apresentar razoavelmente sua fé em Cristo. De fato, nem todos os cristãos precisam se tornar especialistas em apatia. Mas todos os cristãos precisam saber em que acreditam, por que acreditam, como compartilhar isso com os outros e como defender sua fé de mentiras e ataques.

O que é apologética cristão

defesa da fé, apologética Cristã

 

O segundo lado, que muitas vezes é esquecido na apologética cristã, é a parte de I Pedro 3:15: “Esteja sempre preparado para responder, manso e temeroso”. Defender a fé cristã com a apologética nunca deve incluir atitudes grosseiras, iradas ou desdenhosas. Devemos ser capazes de defender o cristianismo enquanto defendemos o cristianismo, mas, ao mesmo tempo, poder apresentar a verdade como Cristo. Se vencermos a controvérsia, perderemos o verdadeiro propósito da apologética cristã se nos tornarmos mais distantes de Cristo por causa de nossa atitude.

 

Existem dois métodos básicos de apologia cristã. O primeiro método, comumente conhecido como apologética clássica, é compartilhar evidências e evidências de que as mensagens cristãs são verdadeiras. O segundo método é geralmente conhecido como apologética “totalitária”, que é encarar as premissas (preconceito, suposições) por trás do ponto de vista anticristão. Em ambos os casos, os apologistas cristãos de ambos os lados freqüentemente discutem sobre qual método é mais eficaz. Talvez seja mais produtivo usar esses dois métodos, dependendo da pessoa e da situação.

A apologia cristã é uma defesa racional do cristianismo para aqueles que não concordam com a fé e a verdade cristãs. A apologia cristã é uma parte necessária da vida cristã. Todos devemos ter a capacidade e preparação para proclamar o evangelho e defender nossa fé (Mt 28:18-20; I Pe 3:15). Essa é a essência da apologética cristã.

A apologética é parte da teologia cristã e uma forma de defender a fé cristã com razão e lógica.

  1. A apologética fornece razões para as pessoas acreditarem e em que acreditarem. 1 Pedro 3:15 ensina: “Enquanto o Senhor honrar o Senhor Cristo, e alguém lhe perguntar a razão da esperança em seu coração, você deve estar sempre preparado para responder a cada um com ternura e temor”.
  2. A apologética ajuda os crentes a entender e defender o verdadeiro significado da doutrina cristã. Porque o cristianismo não é superstição, mas a manifestação da verdade, os crentes precisam conhecer a verdade da fé. Por exemplo: a teoria da Trindade, a natureza divina de Cristo, a ressurreição do corpo de Cristo e assim por diante.
  3. O ensino apologético é também um pré-trabalho do evangelho. Os cristãos pregam para as pessoas que Deus provê um caminho para as pessoas serem livres do julgamento, Jesus Cristo. Jesus é Deus e levou nossos pecados por nós (1 Pe 2:24). Por crer em Jesus Cristo, o pecado é perdoado e reconciliado com Deus.
  4. A apologética pode responder à má imagem que a mídia e a cultura impõem ao cristianismo. Você pode ver que as observações negativas sobre o cristianismo estão em toda parte, então você precisa defender a voz da verdade para que o mundo saiba a verdade da fé cristã.
  5. Defenda a fé da verdade com a apologética e enfrente ameaças à igreja em face da apostasia. Por exemplo, o comportamento homossexual é contrário aos princípios bíblicos (Rm 1:18-32), mas existem igrejas que defendem abertamente o apoio. Em resposta a estes, um ensinamento é necessário para corrigir a direção da partida da igreja.
  6. A consciência é ainda mais urgente por causa dos muitos ensinamentos errados. O Mormonismo ensina que Deus é como um outro mundo, e as pessoas têm a capacidade de ser livre para escolher entre o bem e o mal; Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é apenas um anjo, e não há inferno; ateísmo nega a existência de Deus, o Islã ensina que Jesus não é Deus, e Não há ressurreição dos mortos, mesmo na igreja cristã, há também observações heréticas.

De fato, o cristianismo tem sido atacado e precisa ser ensinado a dar explicações racionais, inteligentes e relevantes, especialmente àqueles que procuram minar os ensinamentos do Senhor Jesus e têm críticas e preconceitos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *