Estudo bíblico para jovens

Quando se fala de jovem, muitos de nós parecemos entender que trata-se de uma classe de cristãos diferenciada ou especial, damos a eles títulos como: o jovem é dinâmico, o jovem é brincalhão, o jovem é isso o jovem é aquilo, e quando eles começam a dar problemas nas congregações nós dizemos: o jovem é assim mesmo, o jovem é difícil de lidar, ou dizemos: é só uma fase logo vai passar, e com medo de perde-los, muitos de nós temos submetido nossas igrejas a uma espécie de adaptação para jovens, modificado os ritos de cultos e até várias formas de discipulado, tudo isso porque criamos conceitos distorcidos sobre o ser jovens. É a partir desses conceitos que temos tentado fazer de tudo para agradar uma classe de cristãos, “os jovens”, forçando a igreja a aderir todo tipo de cultura e arte, pois afinal o jovem gosta de animação, o jovem gosta de coisas novas,  balada, entretenimento, gincanas, o jovem gosta disso o jovem gosta daquilo, em fim, temos uma infinidade de coisas que imaginamos agradar a juventude.

 Com tudo isso, só nos resta uma forma de julgarmos se a igreja é bem-sucedida, ou se está fazendo bom trabalho, para tal julgamento teremos que nos basear na quantidade e animação da juventude, uma grande quantidade e grande animação nos eventos ou trabalhos significa que está tudo certo, o contrário, quer dizer que tem algo errado, é fato que muitos de nós temos tratado a juventude dessa maneira. Biblicamente isso é correto? Dessa maneira teremos realmente uma juventude forte como os jovens Timóteo e Estêvão?

Então o que devemos fazer? Devemos dar aquilo que os jovens querem? Ou dar o que eles precisam? Se seu filho estivesse morrendo de anemia, e seu médico o proibisse de comer bobagens, doces, e outras guloseimas, mas seu filho não quer comer carne, feijão, arroz, legumes, frutas, o que você faria? Deixaria ele morrer comendo besteira? Claro que não!

O apostolo Paulo disse em [tooltip tip=” Romanos 7:18,19 – Versão ARA 18. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.”]Rm 7:18,19[/tooltip]: “Na minha carne, não habita bem algum”; você acha que seus jovens são diferentes, que na carne deles habita algum bem, ou que eles querem fazer a obra de Deus? Saiba que a natureza carnal que há em todo homem também habita nos jovens, [tooltip tip=” Romanos 3:23 – Versão ARA 23. pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”]Rm 3:23[/tooltip]. Tenha certeza que o jovem, (o carnal, ou o homem exterior), não quer orar, ler a bíblia, evangelizar, falar de jesus, acordar de madrugada para interceder e etc. Ele quer é diversão, passeios, festas, banhos, excursão, e coisas do tipo, ou seja, bem que o homem interior quer, o homem exterior não faz, porque são opostos. Com isso, se você usa dessas estratégias carnais, você atrai pessoas, jovens carnais, e pessoas carnais querem coisas carnais, então você terá que as alimentar das mesmas coisas, ou não, a escolha é sua!

Então como mudar isso? Como transformar Uma juventude fraca em uma juventude forte? Vamos estudar os três métodos mais eficazes para formar ou atrair uma juventude forte, e que verdadeiramente vence o diabo.

Estudo Bíblico Para Jovens, Do que os Jovens Precisam?

palavra para jovens

Palavra

O jovem Timóteo era um filho muito amado de Paulo, e um jovem poderoso nas escrituras, o segredo da unção que estava sobre Timóteo era obediência a doutrina ensinada pelo seu pai na fé, [tooltip tip=” 2 Timóteo 3:10 – Versão ARA 10. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,”]2 Tm 3:10[/tooltip], ele foi um jovem cheio da palavra de Deus, pois desde sua infância estudava as sagradas escrituras como o próprio apostolo Paulo fala em [tooltip tip=” 2 Timóteo 3:15 – Versão ARA 15. e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.”]2 Tm 3:15[/tooltip]. Dê aos seus jovens um poderoso discipulado que irá dá a eles uma consolidação na sã doutrina, para que não sejam levados de um lado para o outro por qualquer vento de doutrina.

O primeiro passo para transformar uma juventude, é enchendo-os da palavra de Deus, quando alguém está cheio da palavra, ele ama os cultos, ama a hora da ministração da palavra e não há nada que possa distrai-lo desse momento, porque é o momento mais esperado por ele. Ele ama falar da palavra com os irmãos e com todo mundo, e fala de Deus com intimidade e amor, com brilho nos olhos, e é um jovem que se desvia do mal e busca a santificação, [tooltip tip=” Salmo 119:11 – Versão ARA 11. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”]Salmo 119:11[/tooltip].

Só existe uma maneira de um jovem se purificar, é observando a palavra de Deus, [tooltip tip=” Salmo 119:9 – Versão ARA 9. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”]Salmo 119:9[/tooltip]. A palavra deve ser praticada tanto pelos jovens como pelos líderes, então se um líder pregar a palavra e pôr em pratica com seus liderados, algo muito forte vai acontecer, eles nunca mais serão os mesmos, por exemplo, pegue este texto [tooltip tip=” Colossenses 3:16,17 – Versão ARA 16. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”]Colossenses 3:16,17[/tooltip] e faça o que ele diz nas reuniões de jovens, também [tooltip tip=” Efésios 5:18,19 – Versão ARA 18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19. falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,”]Efésios 5:18,19[/tooltip]. Os desafie a lerem de 5 a 7 capítulos todo dia, mostre exemplo de pessoas que tiveram grandes experiências com Deus lendo a palavra diariamente, como Jonathan Edwards, John Wesley, e outros.

estudo bíblico para jovens

Jejum

A maior dificuldade do homem é com certeza vencer os impulsos da carne, na carta aos romanos o apostolo Paulo nos descreve essa terrível batalha entre a carne e o espirito, no capitulo sete ele diz que o que lei de Deus é santa, mas o homem é o oposto, por isso não faz o que prefere, mas o que odeia isso faz, [tooltip tip=”Romanos 7:14,15,19,20 – Versão ARA 14. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 15. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 19. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.”]Rm 7:14,15,19,20[/tooltip], porque no homem não habita bem nenhum [tooltip tip=” Romanos 7:18 – Versão ARA 18. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.”]Rm 7:18[/tooltip], mesmo que o homem interior (o espirito) queira agradar a Deus, ele encontra um inimigo do lado de fora, o homem exterior (a carne) e esta fará de tudo para atrapalhar a obediência e a fé, [tooltip tip=” Romanos 7:22,23 – Versão ARA 22. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23. mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.”]Rm 7:22,23[/tooltip].

[tooltip tip=”Romanos 7:24,25- Versão ARA 24. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25. Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”]Romanos 7:24,25[/tooltip] Paulo declara: “miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte”? No 25 ele dá graças a Deus por Jesus Cristo, afirmando que pelo entendimento é servo de Deus, mas na carne escravo do pecado, por isso a inclinação para carne gera morte e inimizade contra Deus, mas a inclinação para o Espirito é vida e paz, [tooltip tip=” Romanos 8:5-8 – Versão ARA 5. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”]Rm 8:5-8[/tooltip]. Não dar para fazer a obra de Deus e trazer um avivamento se os jovens estão presos pela carne, assim como o apostolo Paulo, temos que levá-los a inclinação do Espirito e a morrerem para carne, [tooltip tip=” Gálatas 2:19 – Versão ARA 19. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;”]Gl 2:19[/tooltip].

No antigo testamento, o jejum era muito praticado pelos profetas e sacerdotes, com o objetivo de se humilhar e afligir a alma, com isso obtinham grande comunhão com Deus, em consequência aos jejuns eles se submetiam a vontade de Deus e renunciava a sua própria, no novo testamento deu-se continuidade a pratica do jejum pela igreja do Senhor, foi jejuando que Paulo e Timóteo foram separado pelo Espirito Santo [tooltip tip=”Atos 13:1,2 – Versão ARA 1. Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.”]Atos 13:1,2[/tooltip].

Pense na carne como um monte de entulho que não permite que a água corra livremente pele cano, da mesma forma a carne forma uma barreira que impede a fé ultrapassar ou fluir, o jejum é algo que tem o poder de remover esse entulho, o jejum pode remover a incredulidade que provem da carne e nos fazer andar por fé e não por vista, Jesus uma vez repreendeu os discípulos por terem uma fé pequena, e disse que  essa pequena fé os impediu de expulsar uma casta de demônios,  e os exortou dizendo esta casta só se expulsar por meio de jejum e oração, o que Jesus está dizendo, é que a única forma dos seus discípulos deixarem de ser incrédulos e terem fé suficiente só por meio de jejum e oração. [tooltip tip=” Mateus 17:14-21 – Versão ARA 14. E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15. Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. 19. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20. E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. 21. Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.”]Mt 17:14-21[/tooltip]

O jejum mata a carne, o jejum aumenta a fé, a fé traz o poder de Deus, jovens que jejuam são jovens cheios de fé e cheios do poder de Deus, jovens cheios de Deus são jovens cheios de experiência, jovens cheios de experiências com Deus vai despertar e atrair outros jovens a serem cheios de Deus, isso chama-se avivamento. Portanto não perca tempo, proporciona aos seus jovens momentos de jejum e oração, faça isso com frequência e você vai ver um grande avivamento vindo da parte de Deus sobre os seus jovens. (a pratica de jejuns levou muitos jovens a se tornarem grandes homens de Deus). uma dica. No site orvalho.com do pastor Luciano Subirá, há um  estudo completo, ( Compreendendo o jejum) que pode tirar todas as suas duvidas.

receber-a-jesus-como-salvador

Oração, respiração da alma

 

Oração

 Maria, a Rainha dos escoceses, tem a fama de ter dito: “Eu temo as orações de John Knox mais do que todo exércitos da Europa. Em 1559 a Escócia entrou em guerra contra a Inglaterra, e Joohn Knox entrou em oração, clamando dia e noite -“me dá as almas da Escócia senão eu morro”, suas orações eram tão intensas que quando sua esposa o chamava para comer, ele dizia: “Como posso comer com meu povo padecendo? ” Ele orava por horas até que a gloria de Deus o visitava.

Precisamos de jovens que amem estar em oração com Deus, a oração traz a presença de Deus, ela atrai o poder e os atributos comunicáveis de Deus, é na oração que você compartilha do amor de Deus, e é esse amor que te leva a amar os perdidos e a pregar para eles, mesmo que eles te odeiem, jovens que oram são jovens que tem visão do alto, jovens que oram levam e inspiram outros jovens a orar, por isso não alimente a carne de seus jovens, alimente o espirito, gaste tempo em oração com eles, invista em reuniões, encontros e cultos de oração, a oração forma profetas como Eliseu e Josué. Muito pode ´por sua eficácia a oração de um justo! [tooltip tip=” Tiago 5:16 – Versão ARA 16. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”]Tg 5:16[/tooltip].

 (As guerras antes de serem ganhas em campo, precisam serem ganhas no reino espiritual!)

8 respostas
  1. kamilla
    kamilla says:

    Eu me chamo Kamilla sou do Ministério Paulistana no litoral Paulista, e eu sou lider dos jovens embora eu seja uma jovem também, eu ando tendo muita dificuldade de lidar com eles quando tenho que passar alguma informação eles levam tudo na brincadeira não e sério pra eles, muitas das vezes vou cobrada pelo meus lideres pq os meus jovens não participam de nada tem eventos que preciso que todos estejam mais a maioria das vezes so está eu , eles não querem ter resposabilidade e nem compromisso com nada, ja marquei estudo biblico, consagração,circulo de oração e eles não conparecem em nada disso que eu faço. Preciso muito de ajuda que sinceramente to quase entregando a liderança pq isso vai desanimando. Eu vou me casar agora no final do ano mais eu não arrumo desculpa pra nada em relação a eles eu sempre estou em tudo justamente pra eles me verem como um exemplo que mesmo eu tendo um milhão de coisas pra resolver eu abro mão de tudo pra esta ao lado de cada um,mas parece que meu esforço e em vão. To pedindo um socorro que não sei mais oq fazer.

    Responder
  2. Luciano
    Luciano says:

    Paz do Senhor Camila! Me chamo Luciano, sou presbítero e líder de jovens na Assembléia de Deus. O melhor a fazer nesta situação, é vc buscar mais ainda o Senhor, entregar seus jovens no altar e deixar que o Espirito Santo mude os pensamentos deles, enquanto isso, vc vai fazendo tudo que tens pedido a eles, vai orando, se consagrando, jejuando e o seu exemplo será o maior ensinamento para eles. Não desista, vc foi escolhida por Deus, vc é muito importante neste processo de transformação dos jovens de sua igreja, e creia que a vitória já está determinada, Deus te Abençõe!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *