Lutero – Um homem enviado por Deus

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Desde a infância ouvia falar sobre Jesus onde aprendeu a amar e a temer a Deus. Aos 18 anos entrou na Universidade de Erfurt para se formar em Direito, mas terminou optando por Teologia e aos 25 anos foi convidado para ser professor na Universidade de Wittenberg onde ministrou Filosofia e Bíblia. Lutero recebeu o título de Doutor em Teologia. Como um monge católico Lutero nunca pensou fazer uma revolução. O seu maior desejo era ver a igreja católica seguido corretamente os ensinos estabelecidos por Cristo.

As 95 Teses de Martinho Lutero
O papa Leão X querendo concluir a Basílica de São Pedro em Roma, contraiu um empréstimo. Para pagá-lo autorizou os monges a venderem indulgências ─ papéis que, segundo o papa, garantiriam o perdão de Deus. Apesar do erro doutrinário os monges da Igreja Católica saíram por toda a Europa vendendo as indulgências. Lutero pensava diferente. Após conversar com muitos monges e professores sobre esta questão, resolveu expor a perspectiva bíblica do perdão divino ao povo. Lutero adquiriu uma nova visão teológica lendo Romanos 1:17 e Efésios 2:8,9, onde se lê claramente que somos salvos pela fé em Jesus Cristo e não mediante a prática de boas obras.

BaaV4r8qY/s1600/Lutero.jpg">A Reforma ProtestanteBaaV4r8qY/s1600/Lutero.jpg" width="137" height="156" border="0" />

Lutero passou a argumentar publicamente contra a venda das indulgências. Finalmente no dia 31 de outubro de 1517 fixou na porta da igreja de Wittenberg, uma lista a qual ficou conhecida como “as 95 Teses de Martinho Lutero.” Rapidamente a notícia se espalhou pela Alemanha e em pouco tempo já eram conhecidas em quase toda a Europa. Também foram traduzidas para outras línguas, e pessoas de vários lugares do mundo começaram a discutir as questões levantadas por Lutero. O papa enviou o cardeal Caetano para conversar com Lutero. Este exigiu que Lutero pedisse perdão em público pela sua ofensa à igreja. Lutero replicou dizendo que defendia apenas o que estava escrito na Bíblia. Então foi excomungado pelo papa. Em junho de 1525 casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, entre comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados e composição de hinos. Lutero ensinou aos crentes sobre o sacerdócio universal baseado em 1 Timóteo 2:5, onde Cristo é apresentado como único Mediador entre Deus e os homens e a autoridade exclusiva das Escrituras, em oposição à autoridade de papas e concílios. Uma das principais preocupações de Lutero era que todos pudessem ler a Bíblia tirassem suas próprias conclusões acerca do verdadeiro ensino Cristo, por isso traduziu a Bíblia para o alemão para que todos pudessem lê-la em sua própria língua. Várias de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas. Lutero faleceu em 1546, aos 63 anos em Eisleben.

[Faríamos] “Bem em ouvir novamente a mensagem desses cristãos corajosos que desafiaram imperadores e papas, reis e câmaras municipais, porque suas consciências estavam cativas à Palavra de Deus. seu evangelho da graça livre do Deus todo-poderoso, o Senhor dos Exércitos, conforme o grande hino de Lutero o expressa, o seu destaque à centralidade e ao caráter infalível de Jesus Cristo permanecem em acentuado contraste com as teologias enfraquecidas e demasiado transcendentais que dominam o cenário atual.” (Timothy George)
Veja algumas frases de Lutero:

“Castelo forte é o nosso Deus. Espada e bom escudo.”
“A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.”
“A guerra é a maior praga que assola a humanidade; destrói a religião, destrói as nações, destrói famílias. É o pior dos males.”
“Fé é uma firme confiança nas promessas de Deus que por elas eu morreria mil vezes.”
“Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossas cabeças, mas podemos impedi-lo de fazer um ninho.”
“Mente vazia é oficina do diabo.”
“No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar.”
“Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor.”
“Uma mentira é como uma bola de neve; quanto mais gira, maior se torna.”
“Os que se amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *