João 16.8: Quando Ele vier…

Cristo falou sobre a vinda do Espírito Santo para cumprir uma missão bem específica. No Evangelho de João lemos: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” (João 16.8-11) Será que todos compreenderam a missão do Espírito Santo ao mundo?

Espírito Santo para nos convencer do pecado o Espírito Santo usa a Palavra de Deus. Por ela somos cientes de nossa condição de perdidos, mas também sabemos que temos oportunidade de sermos salvos. A nossa salvação ou perdição depende se crermos ou não na Palavra de Deus. A Bíblia relata que a antiga serpente (Satanás) usou de engano no início do mundo. Sua tática não mudou. Ele segue relativizando a verdade insinuando que um estilo de vida em pecado é algo normal. Porém quando somos confrontados com palavra de Cristo, temos os olhos são abertos para a realidade. Se realmente atentarmos para a verdade, o nosso caráter muda. Cristo nos enche de um desejo profundo de agradá-lo e imediatamente passamos a reprovar as obras das trevas. Em 2 Coríntios 4.2-4 lemos: “Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

Cristo disse: do pecado porque não creem em mim.

Alguns judeus não criam que Jesus era o Salvador, embora ele desse provas deste fato. Ele ensinou a verdade, transformou vidas, curou, libertou, ressuscitou mortos, e finalmente morreu por nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos. Em Apocalipse 1.18 Ele declara: “Estive morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Mas será todos criem que somente Cristo salva? O que acontece se abrirmos mão desta verdade? Cristo diz: “Porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (João 8.24b) Morrer em pecado, significa ir para a eternidade sem perdão. E o resultado dessa loucura? Em 2 Tessalonicenses 2.12 lemos: “Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” Em João 3.19 também lemos: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” Não crer na Palavra de Deus é desprezar o padrão moral nela estabelecido. O resultado é uma vida dominada pelos impulsos da velha natureza corrompida. Este estilo de vida é reprovado por Deus porque não está de acordo com a verdade do propósito para o qual fomos criados.

Totalmente ao contrário ocorre quando cremos na Palavra de Deus e a obedecemos. Em 1 Pedro 4.2-4 lemos: “Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.”

Cristo disse: da Justiça porque vou para meu Pai, e não me vereis mais.

Cristo veio, cumpriu sua missão e voltou vitorioso para o céu. Ele manifestou sua justificação para todo aquele que nele crê. Romanos 4.25 lemos: “Cristo foi entregue por nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação.” Apesar de engano de Satanás ter corrompido o mundo, Deus nos providenciou um escape enviando Cristo para nos salvar dessa corrupção. Ele é o único que nos liberta do poder do pecado e nos justifica. Ele disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8.36) Nascer em pecado é um fato, permanecer pecando é outra coisa. É por isso que precisamos nos arrepender e nos converter. Veja a justificação dos coríntios: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homossexuais passivos ou ativos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. Tais fostes alguns de vós. Mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” (1 Coríntios 6.9-11) Em Romanos 10.9,10 lemos: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Cristo disse: do juízo porque já o príncipe deste mundo está julgado.

A quem estamos de fato seguindo? Deus aprova nosso estilo de vida? No último livro da Bíblia Deus revela a conseqüência de um estilo de vida vivido sob o engano de Satanás. “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20.10) Não nos enganemos: Satanás é o autor do pecado. Não precisamos esperar pelo juízo final para descobrirmos esta verdade. Creia na mensagem de Cristo, abandone o estilo de vida carnal. Converta-se enquanto é tempo. Somente vivendo em Cristo temos a garantia da vida eterna: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8.1)

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *