Deus é fiel!

Você já imaginou na fidelidade de Deus?

Mesmo após a queda de Adão e Eva Deus não cancelou o seu propósito para com o homem! Ele poderia ter feito isto, pois o primeiro casal lhe fora infiel. Em 2 Coríntios 6:15 lemos assim: “Que parte tem o fiel com o infiel?” Este texto revela qual seria a nossa complicação! Em Romanos 3:12 também lemos: “Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis.” Porém Deus em sua infinita graça resolveu intervir a nosso favor!

Em Romanos 5:8 lemos: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” O sacrifício de Jesus é única solução para reatar o nosso relacionamento com Deus.

Fidelidade de Deus

GBqgX8zWlLM/T2xenigG6PI/AAAAAAAAA6Q/Rb2kLuQRAsE/s200/Deus+%C3%A9+fiel+18K.jpg" width="200" height="195" border="0" /> ilustração da fidelidade de Deus

Pela morte de Cristo recebemos uma nova esperança. Em 1 Pedro 1:3,4 lemos assim: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós.”

A salvação em Cristo é um presente de Deus. Não se pode fazer nada para merecê-la. Mas também não podemos tratá-la com indiferença. Em Hebreus 2:3 lemos assim: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”

É tempo de buscar a Deus!

Uma vez que o pecado entrou no mundo, precisamos nos arrepender para sermos salvos. Em Isaías 55:6 lemos assim: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Cristo veio ao mundo para refazer o nosso relacionamento com Deus, a fim de que ninguém continue separado dele vivendo em infidelidades. Em 1 Coríntios 1:9 lemos: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.”

E se recusarmos a nossa única oportunidade de restauração?

Ao Senhor só lhe resta então julgar e nos punir de acordo com nossas infidelidades. No Juízo ficará comprovado que Deus fez tudo para salvar a todos, mas alguns infelizmente não quiseram. Em 2 Tessalonicenses 1:8 lemos assim: “como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.” É por isso que Deus declara: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.” (Salmos 32:1).

Ninguém tem desculpas para continuar sendo infiel

Cristo nos liberta do poder do pecado o qual nos torna infiéis. Após muitas perseguições inclusive contra a igreja de Deus o apóstolo Paulo teve um encontro com Cristo. Após a sua conversão ele foi separado para ser apóstolo! Ele testificou da fidelidade de Deus com as seguintes palavras: “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; a mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1:12-15)

Será que conseguirei ser fiel quando me converter?

Quando recebemos a Cristo como Salvador, Ele implanta em nós a Sua natureza justa e fiel e assim passamos a “estar nele.” Em João 15:5 Cristo declarou: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Paulo passou a ser muito útil no reino de Deus depois de sua conversão. Assim ele escreveu a Timóteo: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:2) Lutas e tentações virão, mas em 1 Coríntios 10:13 lemos assim: “Não veio sobre vós tentação, senão humana, mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar!”

Adão e Eva não creram na Palavra de Deus, daí a infidelidade entrou no mundo…

Em Cristo estamos livres de cair no mesmo erro deles. Se o maligno conseguiu derrotá-los é porque lhes faltou fé na Palavra de Deus para obedecê-la. Como se prevenir destes ataques tão sutis? Em Efésios 6:16 lemos assim: “Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

Em Cristo estamos seguros para não cair novamente no erro. Em 2 Tessalonicenses 3:3 lemos assim: “Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará e guardará do maligno.” Também está escrito: “Assim sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia do Juízo, para serem castigados.” (2 Pedro 2:9)

Você já leu muito esta frase: Deus é fiel. De fato, milhões de pessoas já experimentaram a transformação de suas vidas. Você tem ideia do que Deus preparou para os seus fiéis? Em 1 Coríntios 1:9 lemos assim: “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” Finalmente em Hebreus 10:23 lemos: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

Textos relacionados:
O reino de Deus está próximo
A cidade de Deus
O assunto mais importante do mundo
A fé o nosso firme fundamento

3 respostas
    • Deusilan de Sousa
      Deusilan de Sousa says:

      Bom, sem querer forçar um elogio valeu a pena ler tais palavras. É assim mesmo, lançando a semente, e deixando que Deus a faça cair em boa terra. Parabéns pela coerência, serenidade e fundamentação.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *