agir-na-duvida

Mensagens Bíblicas para Edificar

Mensagem Bíblica de Hoje: Filipenses 1 a 4

Esvaziar-se – uma necessidade humana 

mesmo-sentimento-houve-jesusFilipos foi uma cidade grega que Paulo visitou em uma de suas viagens missionárias. Tempos depois, escreveu aos cristãos uma carta, para fortalecê-los.

Paulo orientou os filipenses a agirem como o Senhor Jesus, que nada fez motivado pela vaidade, mas foi humilde durante toda a sua vida: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” ([tooltip tip=” Filipenses 2:5-11 -Versão ARA5. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7. antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8. a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”]Filipenses 2:5-11[/tooltip])

Se você tem tido dificuldade de esvaziar-se a si mesmo e desapegar-se de algo do qual você tem se envaidecido, saiba que Jesus Cristo pode te ajudar! Ele é o nosso exemplo! Ele humilhou-se a si mesmo e Deus o exaltou!

Você não precisa exaltar a si mesmo. Humilhe-se diante de Deus e considere os outros superiores a si mesmo e Deus te engrandecerá: “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (Tiago 4:10); “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” ([tooltip tip=”Mateus 23:12 -Versão ARA 12. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.”]Mateus 23:12[/tooltip])

Reflexão de Hoje: Efésios 4 a 6

O que significa ser imitador de Deus

duvida o que jesus fariaNa leitura de hoje, Paulo dá um importante conselho aos cristãos: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, (…) Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” ([tooltip tip=”Efésios 5:1-10 -Versão ARA 1. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2. e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 3. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4. nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7. Portanto, não sejais participantes com eles. 8. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9. ( porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade ), 10. provando sempre o que é agradável ao Senhor.”]Efésios 5:1-10[/tooltip])

Ser imitador de Deus significa viver como Ele viveria, se estivesse em nosso lugar. É “despir-se do velho homem” e mudar nossa maneira de pensar, de falar e agir. O resultado se reflete em todos os nossos relacionamentos, seja entre pais e filhos, cônjuges, chefes e subordinados, na vida social e especialmente na Igreja, entre irmãos em Cristo!

Nos capítulos 4 a 6 de Efésios, Paulo ensina na prática como ser um imitador de Deus! É um grande desafio, mas não é impossível. Você pode ser uma pessoa segundo o coração de Deus! Leia e medite na Palavra do Senhor. Peça para que o Espírito Santo venha ajudá-lo a seguir cada um desses conselhos e transformá-lo em uma nova pessoa para a glória do Senhor Jesus!

Mensagem Bíblica de Hoje: Efésios 2:1 a 5

Permanecer na morte, como assim?

morte-espiritualHoje vamos começar a ler a Carta de Paulo aos Efésios, que foi escrita aos cristãos que moravam na cidade de Éfeso.

Paulo, inspirado por Deus, disse aos cristãos: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, (…) éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões—pela graça vocês são salvos.” ([tooltip tip=” Efésios 2:1-5 -Versão ARA1. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2. nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5. e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,”]Efésios 2:1-5[/tooltip])

Essa passagem mostra que o ser humano precisa de Jesus. O pecado levou o homem à morte e o tornou merecedor da condenação, mas Deus, em seu grande amor, enviou Jesus para nos dar vida e nos salvar do juízo eterno!

Nos só estaremos realmente vivos se formos salvos e transformados por Jesus! Viver no pecado é permanecer na morte! Deus tem algo melhor para nós! Ele nos oferece vida e vida com abundância! Vida de verdade só é possível com Jesus!

Mensagem de Hoje: Gálatas 5:13 a 25

Não se deixe vencer pelo mal

carne-espiritoNa leitura de hoje, Paulo mostra a diferença entre aquele que vive para satisfazer os seus próprios desejos carnais e aquele que vive para fazer a vontade de Deus, sob a orientação do Espírito Santo: “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne (…). Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. (…)

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” ([tooltip tip=” Gálatas 5:13-25 -Versão ARA13. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 14. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 15. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. 16. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20. idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21. invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23. mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”]Gálatas 5:13-25[/tooltip])

Não deixe que as obras da carne tenham lugar em sua vida. Ao contrário, peça para que o Espírito Santo o transforme e produza em você o desejo de servir a Deus e a obedecê-lo! continue lendo mensagens bíblicas que iram mudar sua vida confira a que

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *