O Caráter de Deus em nós

Frequentemente nos surpreendemos com nosso próprio comportamento e sentimos que precisamos melhorar. Porém a energia de nossos esforços não dura muito tempo e erramos novamente. Perguntamos então por que isto acontece e até quando. As Escrituras declaram que somos pecadores por natureza. Davi confessou: “Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Sl 51:9,10) Felizmente existe solução para isto.

As Escrituras nos ensinam que no inicio do mundo o homem era perfeito em seu caráter porque refletia a imagem de Deus. Com a queda nos tornamos vulneráveis ao erro e a imagem de Deus em nós ficou mesclada com o mal. Entretanto Cristo veio ao mundo para mudar esta realidade! Só precisamos saber se estamos dispostos a deixar o Carpinteiro de Nazaré trabalhar em nossas vidas ou não. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)

O Caráter de Deus

Dy0/UAl-Xm85IsI/AAAAAAAABIM/Ixfug41JA0o/s1600/o+car%C3%A1ter+de+Deus+em+n%C3%B3s.jpg" width="211" height="190" border="0" /> O Caráter de Deus pode é refletido em nós quando aplicamos a sua Palavra

A imagem de Deus em nós deve ser formada

Em Gênesis 1:27 lemos: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Adão e Eva foram criados seres racionais para servir a Deus por livre e espontânea vontade. Eles tinham o domínio sobre o jardim do Éden e sabiam que toda sua felicidade dependia de sua união com Deus. Também tiveram instruções sobre a bênção da obediência bem como sobre o sofrimento e morte espiritual em caso de desobediência. Em Gênesis 2:16,17 lemos: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

A grande ilusão
Satanás, entretanto os enganou através de uma falsa promessa de conhecimento. Ele insinuou que Deus estava mentindo. Em Gênesis 3:4 lemos: “Então a serpente disse à mulher: “certamente não morrereis.” Por causa dessa decisão induzida pela serpente, Adão e Eva, os pais da raça humana, desobedeceram a Deus arruinando a sua natureza e a de seus descendentes. Hoje experimentamos a dor da morte e toda sorte de adversidades por causa dessa aventura mal sucedida.

Não podemos nos purificar a nós mesmos
Uma vez com o caráter manchado não podemos tirar essa mancha maligna de nossa natureza. Em Jeremias 2:22 está escrito assim: “Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor Deus.” Em Jeremias 13:23 lemos também: “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Somente uma intervenção divina pode nos livrar da mácula do pecado. Em Jeremias 17:9 temos um raio-X do coração humano pós-queda: “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?”

É um fato chocante, mas após a queda a má natureza de Satanás passou a refletir-se também no ser humano! A perversidade, a mentira, o engano, a injustiça, o roubo, o assassinato estão ai no mundo para comprovar isto. Em Salmos 51:5 Davi mesmo se expressa assim “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” De fato, depois da queda as coisas ficaram às avessas. Em Eclesiastes 3:16 lemos assim: “Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.” Em Miquéias 9:18 lemos assim: “As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.” (Miquéias 7:3) Em Tiago 3:16 lemos assim: “Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Em 1 João 5:19 temos a conclusão de tudo: ”o mundo inteiro jaz no maligno.”

Uma luz no fim do túnel – Promessas de Deus
Somos alvo do grande amor e compaixão de Deus. Ele interveio dando-nos uma espantosa promessa de restauração. A boa notícia encontra-se largamente explicada nas Escrituras. Em 1 João 1:25 lemos assim: “Esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” Então Cristo veio ao mundo restaurar o nosso caráter, a nossa imagem, o nosso relacionamento com Deus. Em Cristo somos recriados, nascidos de novo. Como isto ocorre? Quando nos arrependermos e nos convertermos Deus. Em Lucas 18:13 lemos sobre um exemplo disto. “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Davi também orou assim: “Senhor, compadece-te de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.” (Salmos 41:4) Eles foram perdoados? Em Provérbios 28:13 temos a resposta: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Em Cristo há perdão para todos que se arrependem. Em 1 João 1:9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

Recebendo novamente a natureza divina
Adão e Eva depositaram fé na falsa promessa do diabo e se tornaram corruptos. Por outro lado somos libertos da corrupção quando confiamos na Palavra de Deus e nos prontificamos a obedecê-la. Em 2 Pedro 1:4 está escrito assim: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” Diante da sublime providência de Deus para restaurar o nosso caráter devemos agora refletir: Nosso homem interior já se encontra livre da corrupção que caracteriza este mundo perdido?

Artigos relacionados:
Dons do Espírito Santo
O verdadeiro significado do Natal
Você sabe mesmo porque Cristo veio ao mundo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *